Índice
A terapia da mesa de inversão tem muitos benefícios que incluem o alívio da pressão na coluna vertebral, a redução das dores nas costas, etc. Também é conhecida por aliviar o stress, desintoxicar o corpo, melhorar a circulação sanguínea e acelerar a recuperação.
O que é uma mesa de terapia de inversão?
A terapia da mesa de inversão, tal como o nome indica, envolve a inversão do seu corpo numa posição invertida. Ao deslocar a gravidade das raízes nervosas da sua coluna vertebral, melhora a tração da coluna vertebral e descomprime a coluna vertebral, aliviando assim as dores de costas e o stress.
Como utilizar uma mesa de inversão?
Uma forma de fazer terapia de inversão é utilizar uma mesa de inversão, que pode ser comprada em lojas de saúde e de fitness. É também muito simples de utilizar.
- Passo 1: Deita-se com as costas para baixo nesta máquina e move-se lentamente para trás à medida que a mesa rola.
- Passo 2: Mantenha a sua posição com a ajuda de calhas quando tiver virado a mesa ou a máquina ao contrário.
Outro equipamento para fazer terapia de inversão inclui a utilização de uma cadeira de inversão e botas de gravidade. Também pode experimentar muitas das fantásticas poses de ioga ou exercícios de mesa de inversão para fazer esta terapia, incluindo os seguintes:
Yin Yoga Crédito da foto: Shutterstock
- Pose de pavão com penas
- Pendurar a cabeça
- Suporte de ombros
- Pendentes
- Pose de arado
Para evitar quaisquer efeitos secundários desta terapia, comece por inclinar a mesa apenas num ângulo de 20 a 30 graus, podendo avançar lentamente para ângulos de 60 e 90 graus, quando se sentir confortável.
Benefícios da mesa de inversão
Vejamos em pormenor as muitas vantagens de uma mesa de inversão.
Alivia as dores nas costas
Nos dias de hoje, em que quase todos nós sofremos de dores nas costas relacionadas com a má postura, a mesa de inversão é uma bênção! Ao reduzir a pressão sobre os discos, descomprime os nervos comprimidos, aliviando assim as dores nas costas.
A terapia de inversão pode ajudar no tratamento de hérnias discais e dores no nervo ciático, realinhando a coluna vertebral. A terapia de inversão também é conhecida por ajudar no tratamento de dores nas costas após cirurgia, dores de osteoartrite e dores de escoliose. Também alivia os sintomas da fibromialgia e melhora a flexibilidade.
Algumas pessoas também afirmam os benefícios da mesa de inversão para o tratamento de dores de cabeça, mas para isso a investigação ainda está em curso.
Melhora a flexibilidade das articulações
Ao esticar e alongar os músculos, a terapia de inversão pode ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações. Também é conhecida por ser eficaz na correção de pequenos desalinhamentos das articulações causados por actividades como o golfe ou o ténis, em que apenas utilizamos um lado do corpo.
Melhora a função linfática
Pendurar-se de cabeça para baixo ajuda a desintoxicar o corpo, eliminando as toxinas e favorecendo a função linfática, e elimina o ácido lático do sistema linfático que provoca dores.
Alivia o stress
A terapia de inversão reduz o ritmo cardíaco e ajuda a manter os níveis de ansiedade sob controlo, além de aumentar o estado de alerta e prevenir a depressão, as alterações de humor e a perturbação afectiva sazonal (SAD).
Melhora a circulação sanguínea
A terapia com mesa de inversão ajuda a promover o fluxo de sangue para as diferentes partes do corpo, melhorando assim o funcionamento do coração. Também permite aliviar as veias varicosas.
Outros
Existem ainda outros benefícios da terapia de inversão em mesa, incluindo os seguintes:
- Ajuda a manter a postura
- Ajuda a aumentar a altura
- Acelera a recuperação
- Promove o relaxamento após os treinos
- Efeitos anti-envelhecimento
- Melhora a saúde respiratória
Efeitos secundários
Como a terapia de inversão aumenta a pressão nos globos oculares e a pressão sanguínea, pode causar os seguintes efeitos secundários:
- Tensão arterial elevada
- Golpes
- Glaucoma
- Tonturas
- Vertigem
- Descolamento da retina
- Obesidade
- Conjuntivite
- Lesões da coluna vertebral
- Infecções do ouvido
Nota: Faça sempre qualquer exercício com moderação, especialmente se estiver a amamentar ou grávida.