Índice
Beber chá de chasteberry é uma óptima maneira de aliviar problemas hormonais e proteger o seu corpo de várias outras formas.
O que é o Chá de Chasteberry?
O chá de chasteberry é um famoso remédio à base de plantas que é conhecido por ter efeitos notáveis nas hormonas do corpo. Vitex Agnus-castus, o fruto da árvore de chasteberry é conhecido por possuir enzimas e compostos poderosos que têm qualidades semelhantes às do estrogénio, estimulando a saúde reprodutiva feminina e, em alguns casos, suprimindo o desejo sexual masculino. Este chá tem sido utilizado tradicionalmente há séculos, mas há algum debate sobre os seus efeitos totais no corpo, particularmente em aspectos que não a saúde reprodutiva feminina, tais comopropriedades antioxidantes.
Benefícios do chá de chasteberry
O chá de Chasteberry tem uma série de benefícios surpreendentes para a saúde, como a redução dos sintomas da menopausa, a melhoria da fertilidade, o alívio da TPM, a promoção da produção de leite materno e muito mais.
O Chasteberry tem sido utilizado para tratar muitas doenças ginecológicas relacionadas com as hormonas. Crédito da fotografia: Shutterstock
Acne
Tradicionalmente, este chá era consumido e utilizado topicamente para os sintomas do acne. Ao regular ligeiramente as hormonas, pode reduzir o risco de acne, enquanto a aplicação tópica pode aliviar diretamente a inflamação.
Fertilidade
Devido às propriedades semelhantes às do estrogénio do chá de chasteberry, a sua ingestão pode ajudar uma mulher a engravidar, caso tenha tentado sem sucesso.
Alívio da TPM
Os efeitos de equilíbrio hormonal deste chá podem proporcionar alívio às mulheres que sofrem de cólicas menstruais dolorosas, alterações de humor ou outros problemas relacionados com a menstruação.
Produção de leite materno
O uso deste chá é conhecido por aumentar a produção de leite materno, embora não se deva beber este chá durante a gravidez. Após o parto, pode beber o chá com moderação para este benefício.
Como preparar o chá de castanha-da-índia?
Pode facilmente fazer chá de amora-castanha em casa, desde que encontre as bagas inteiras no seu mercado local ou região. O chá de amora-castanha é agradável por si só, mas muitas pessoas gostam de incluir outros ingredientes, como anis estrelado, canela ou pétalas de rosa, dependendo da preferência de sabor.
Receita de chá terapêutico de castanha-da-índia
O chá de castanha-da-índia tem muitas qualidades curativas, beneficiando a pele e a saúde reprodutiva das mulheres. 5 de 1 voto Imprimir Pin Classificar Curso: Chá Cozinha: Mediterrânica Palavra-chave: Chá de castanha-da-índia Aparelho: Infusor de chá, coador de chá, chaleira Tempo de preparação: 2 minutos Tempo de cozedura: 5 minutos Parte da infusão: 10 minutos Tempo total: 7 minutos Porções: 4 chávenas Autor: Paromita DattaIngredientes
- 4 chávenas de água
- 1 colher de sopa de bagas de castanha
Instruções
- Ferver a água num tacho.
- Esmagar as bagas de castanha com um almofariz e um pilão.
- Deite água quente sobre as bagas moídas num infusor de chá ou num bule.
- Deixe a mistura em infusão durante 10 minutos e sirva quente ou fria.
Efeitos secundários do chá de chasteberry
Este chá é muito potente e, apesar dos seus benefícios, pode ser perigoso para algumas pessoas, especialmente para mulheres que tomam contraceptivos hormonais ou mulheres grávidas. Outros efeitos secundários podem incluir reacções alérgicas em homens e mulheres, embora este chá seja raramente recomendado para homens.
Gravidez
Como este chá pode estimular a menstruação e tem um efeito poderoso nos níveis hormonais, não é recomendado para mulheres grávidas, pois pode pôr em perigo o bebé.
Contraceptivos
Este chá é conhecido por interferir com os contraceptivos orais, diminuindo a sua eficácia, por isso não se esqueça de falar com o seu médico antes de combinar este chá com as suas pílulas contraceptivas.
Medicamentos
Outros medicamentos, como os antipsicóticos e ansiolíticos, podem ser menos eficazes se tomados em conjunto com este chá. Ao impedir a absorção de medicamentos, este chá pode ser perigoso, a menos que fale primeiro com o seu médico.