Índice
Quando se segura uma abobrinha e um pepino em qualquer uma das mãos, muitas vezes pode ser difícil distinguir. Apesar dessa semelhança visual, eles são, na verdade, bastante diferentes. Eles têm sabores e consistências diferentes, respondem de forma diferente ao cozimento e contêm diferentes tipos de nutrientes. Como resultado, seus benefícios potenciais para a saúde também são ligeiramente diferentes. Felizmente, ambos estão repletos devários nutrientes e pode ser incluído com segurança em qualquer dieta!
Diferença entre abobrinha e pepino
As principais diferenças entre a curgete e o pepino incluem variações no sabor, consistência, designação do grupo alimentar, características físicas e teor de nutrientes.
Gosto
- Em termos de sabor, a curgete crua é ligeiramente amarga, mas adquire um sabor doce quando é cozinhada.
- O pepino é refrescante e fresco quando consumido cru, em parte devido ao seu elevado teor de água. Quando o pepino é cozinhado, o seu sabor suave praticamente desaparece e fica ligeiramente macio.
Grupo alimentar
Existe um grande debate sobre o lugar destes dois alimentos em termos de grupos alimentares.
- Existe um consenso geral de que tanto os pepinos como as abobrinhas são frutos, uma vez que ambos contêm sementes e se desenvolvem a partir de uma flor.
- No entanto, para os nutricionistas e dietistas, a curgete é geralmente classificada como um legume, enquanto os pepinos são referidos de forma flexível como frutos e legumes.
O pepino ajuda a hidratá-lo. Crédito da foto: Shutterstock
Características físicas
- Existem algumas diferenças entre a curgete e o pepino, a começar pela sua pele exterior.
- Os pepinos tendem a ser frios e cerosos ao toque, ao passo que as abobrinhas são mais frequentemente ásperas e baças, sem o brilho de um pepino.
- Além disso, as abobrinhas são tecnicamente uma forma de abóbora de verão e podem crescer até um pé de comprimento, ou mesmo mais.
- Os pepinos tendem a ter um limite para o seu crescimento, mas quando as abobrinhas são colhidas cedo, a diferença de tamanho entre os dois é insignificante.
- No interior da curgete, a polpa é basicamente branca, mas a polpa macia de um pepino tem uma tonalidade verde clara.
- As sementes de pepino também são longas e lisas, mas as sementes de curgete são curtas e largas.
- Por último, é frequente encontrar caules lenhosos nas abobrinhas, ao passo que os caules não estão presentes nos pepinos.
Consistência
- Na forma crua, as abobrinhas têm uma consistência muito mais densa, o que torna desagradável comê-las cruas, na maioria dos casos. As abobrinhas começarão a dourar, adoçar e ficar crocantes. A polpa também estará significativamente amolecida e fácil de comer.
- Os pepinos, por outro lado, têm uma polpa macia e carnuda que é simultaneamente refrescante e fácil de trincar. Depois de cozinhados, os pepinos amolecem e murcham, mas ainda conservam alguma crocância.
Teor de nutrientes
O pepino e a curgete são ambos ricos em determinados minerais e nutrientes essenciais, mas a curgete tem geralmente concentrações mais elevadas.
- A curgete tem um pouco mais de proteínas e fibras, bem como manganês, vitamina C, folato e potássio.
- Também tem um pouco mais de calorias (19 calorias por chávena de curgete contra 16 calorias por chávena de pepino).
Como se cozinham as abobrinhas e os pepinos?
A principal diferença na forma como estes dois legumes são preparados é que a curgete é normalmente cozinhada, enquanto o pepino é mais frequentemente consumido cru.
- Embora os pepinos possam ser cozinhados, o seu sabor suave perde-se muitas vezes, mas tendem a manter-se estaladiços.
- Os pepinos também são populares em conservas e pickles e são considerados refrescantes e deliciosamente frios quando consumidos crus. Se quiser comer pepinos, podem ser adicionados a salteados
- As abobrinhas, por outro lado, têm um sabor ligeiramente amargo e amiláceo quando consumidas cruas, pelo que são quase sempre cozinhadas, podendo facilmente ficar douradas ou mesmo estaladiças quando fritas.
- Pode fazer batatas fritas de curgete ou mesmo utilizar este vegetal como substituto da massa, se estiver a tentar reduzir os hidratos de carbono.
Quando preparar ou cozinhar qualquer um destes dois vegetais, certifique-se de que mantém a pele. Muitos dos nutrientes mais importantes encontram-se na pele, por isso não descasque a curgete e o pepino antes de os saborear!