7 Benefícios surpreendentes das folhas de rabanete

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Embora muitas pessoas deitem fora as folhas de rabanete, elas podem ser uma das melhores partes deste vegetal de raiz. Embora não sejam um dos clássicos vegetais de folhas verdes, estão repletas de nutrientes importantes e podem ajudar a preencher uma dieta saudável.

O que são folhas de rabanete?

As folhas verdes do rabanete são as folhas verdes que se encontram no topo do vegetal de raiz (o rabanete propriamente dito). Raphanus raphanistrum subsp. sativus, O rabanete é um legume extremamente popular no mundo. As diferentes partes da planta, incluindo as sementes, os rebentos e as folhas, podem ser utilizadas tanto em aplicações culinárias como em tratamentos médicos tradicionais. Em algumas partes do mundo, os rabanetes são, de facto, cultivados especificamente pelas suas folhas, uma vez que estas continuam a crescer enquanto a raiz se desenvolve.

Estas folhas de rabanete têm um sabor apimentado e terroso, o que as torna uma adição interessante a qualquer salada e podem também ser adicionadas a sanduíches ou mesmo cozidas e salgadas para um ótimo acompanhamento. Estas folhas contêm concentrações muito mais elevadas de determinados nutrientes do que o próprio vegetal, por isso, se é uma das inúmeras pessoas que simplesmente deitam fora as folhas de rabanete, mude de atitude e adicione estanovos alimentos nutritivos para a sua dieta!

Nutrição das folhas de rabanete

As folhas de rabanete são uma excelente fonte de vitamina C, com até 6 vezes mais por porção do que o próprio rabanete. Também obtém uma elevada concentração de vitamina B6, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A. Existem também alguns antioxidantes únicos nas folhas de rabanete, como os indóis sulforafano, bem como potássio e ácido fólico.verdes.

Os rabanetes crescem em quase todo o lado, em quase todo o tipo de solo, e passam da semente ao prato em cerca de quatro semanas. Crédito da fotografia: Shutterstock

Benefícios das folhas de rabanete

As folhas de rabanete, ricas em vitamina C, vitamina B6, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A, ajudam a cuidar da pele, reduzem os níveis de colesterol e regulam a digestão.

Cuidados com a pele

Vários estudos descobriram que os rabanetes têm uma capacidade antioxidante impressionante, o que significa que podem lutar contra o stress oxidativo e as doenças crónicas no corpo. Ter antioxidantes suficientes na sua dieta ajudará a manter a sua pele com um aspeto jovem, a aliviar condições inflamatórias e até a reduzir o aparecimento de manchas e cicatrizes na pele.

Ajuda na digestão

Ao eliminar os sintomas de obstipação e ao estimular o movimento peristáltico, as folhas de rabanete podem prevenir uma série de problemas gastrointestinais, melhorar a eficiência da absorção de nutrientes e até reforçar a resposta imunitária do intestino.

Reduzir o colesterol

O elevado nível de potássio, ferro, vitamina C e fibras alimentares presentes nos rabanetes pode ajudar a fortalecer o coração de várias formas, desde a redução da pressão arterial e a melhoria da circulação até à cicatrização e reparação de vasos sanguíneos e artérias danificados. Ao reduzir os níveis gerais de colesterol, também reduz o risco de aterosclerose, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Reforçar a imunidade

As folhas de rabanete possuem muito mais vitamina C por porção do que a raiz em que crescem. Estas folhas são excelentes formas de reforçar a sua saúde imunitária e manter o seu corpo livre de infecções e outros agentes estranhos.

Perda de peso

As folhas de rabanete têm poucas calorias, mas são ricas em fibras e estão repletas de nutrientes, o que significa que uma salada destas verduras vai ajudá-lo a sentir-se cheio, reduzindo assim a sua tendência para petiscar entre as refeições e comer em excesso.

Melhorar a saúde do fígado

As folhas de rabanete são conhecidas por desintoxicar o corpo, estimulando a micção e melhorando a função hepática. Ao ajudar o corpo a filtrar mais eficazmente as toxinas do sangue, estas folhas aliviam ainda mais o stress desnecessário sobre o sistema imunitário.

Regular o açúcar no sangue

Uma das melhores partes de uma dieta rica em fibras é o impacto que pode ter nos seus níveis de açúcar no sangue. A fibra é capaz de regular a libertação de insulina e glicose no corpo, o que é importante para os doentes diabéticos que sofrem de picos e quedas regulares nos seus níveis de açúcar no sangue.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.