Índice
Os benefícios mais notáveis do chá de melão amargo podem incluir a sua capacidade de prevenir doenças crónicas, reduzir os níveis de colesterol, regular a diabetes, ajudar na prevenção do cancro, estimular o sistema imunitário e ajudar o metabolismo, entre outros.
A ingestão deste chá tem alguns efeitos secundários que devem ser considerados, incluindo níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue, complicações hepáticas, reacções alérgicas graves, diminuição da fertilidade, dores de cabeça, vómitos e náuseas. A maioria destes efeitos secundários pode ser evitada se beber o chá com moderação. Antes de incluir esta bebida na sua dieta, fale com o seu médico sobre quaisquer potenciais reacções à ingestãodeste chá pode levar a.
O que é o Chá de Melão Amargo?
O chá de melão amargo, também conhecido como chá de cabaça amarga em muitas partes do mundo, é cientificamente conhecido como Momordica charantia A planta produz cabaças que se assemelham a pepinos gordos e irregulares, que mudam de cor para amarelo-alaranjado quando estão prontos para serem colhidos. O chá, ao contrário de muitos outros remédios à base de ervas, é produzido através da infusão de várias partes da planta, incluindo as sementes, os frutos e as folhas.
A impressionante lista de benefícios para a saúde do chá de melão amargo deve-se principalmente à elevada concentração de vitamina A, vitamina C, vitaminas da família B, potássio, magnésio e zinco, bem como aos compostos fenólicos.
Benefícios do chá de melão amargo
Beber chá de melão amargo é ótimo para pessoas com diabetes, metabolismo lento, níveis elevados de colesterol, um sistema imunitário fraco, problemas digestivos ou risco de cancro.
Possivelmente rico em vitamina C
Com níveis possivelmente elevados de ácido ascórbico, o chá de melão amargo pode ser muito útil para estimular o sistema imunitário. A vitamina C pode aumentar a produção de glóbulos brancos e pode também atuar como um antioxidante no corpo, suprimindo o stress oxidativo ao neutralizar os radicais livres.
Pode ter potencial anticancerígeno
Vários estudos, incluindo o artigo de 2016 publicado no Chinese Journal of Natural Medicines, destacam as propriedades anti-cancerígenas do melão amargo. O chá, feito do fruto e de outras partes da videira, pode ter as mesmas vantagens.
Os compostos encontrados na cabaça amarga podem incluir triterpenóides do tipo cucurbitano, bem como o karavilósido III. Diz-se que ambos os compostos exibiram propriedades anticancerígenas durante investigações independentes. O estudo também revelou o potencial do karavilósido III para ser desenvolvido como agente quimioterapêutico para o tratamento da fibrose hepática ou do carcinoma, e a proteção contra ambas as doenças.
Adicione mel ao chá de melancia amarga para obter um melhor sabor. Crédito da foto: Shutterstock
Pode ajudar a combater doenças crónicas
Os elevados níveis de antioxidantes encontrados no chá de melão amargo podem torná-lo ideal para a prevenção de doenças crónicas, tais como doenças coronárias, bem como doenças auto-imunes. Como um tónico para todo o corpo, este chá tem uma grande variedade de aplicações na saúde humana.
Pode ajudar a aumentar a atividade metabólica
O rico suprimento de vitaminas da família B encontrado no melão amargo torna este chá excelente para estimular e otimizar as actividades metabólicas do corpo, o que pode resultar numa função hormonal e metabólica mais eficiente, incluindo a queima passiva de gordura.
Pode melhorar a saúde do coração
Sabe-se que o chá de melão amargo está ligado a níveis mais baixos de triglicéridos no corpo, o que pode significar uma deposição menos prejudicial de colesterol nas artérias, o que pode ajudar a prevenir a aterosclerose, bem como doenças coronárias, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Pode regular os sintomas da diabetes
Um dos possíveis usos do chá de melão amargo pode ser para a regulação dos sintomas diabéticos. De acordo com um estudo publicado na revista Jornal dos Lípidos Os compostos como a vicina e a charantina são capazes de baixar os níveis de açúcar no sangue, regulando o metabolismo dos hidratos de carbono, o que pode evitar os picos e as quedas nos níveis de glicose que podem ser perigosos para os doentes diabéticos. No entanto, são necessários mais estudos para realizar mais experiências aleatórias em dupla ocultação com extractos de melão amargo em doentes com diabetes, bem como na população obesa.
Pode melhorar a digestão
Este chá de ervas tem sido tradicionalmente utilizado para tratar dores de estômago, inflamação no intestino, úlceras e síndrome do intestino irritável. Também pode ajudar a otimizar a digestão e aumentar a absorção de nutrientes, eliminando os sintomas de obstipação e diarreia.
Pode ajudar a desintoxicar o corpo
Embora um excesso de chá de melão amargo possa resultar em danos no fígado, em quantidades adequadas pode eliminar a inflamação do fígado, o que não só mantém o fígado a funcionar bem, como também pode moderar as condições de pele induzidas pelo fígado, como o eczema e a psoríase.
Pode melhorar a saúde da visão
Os níveis notáveis de vitamina A significam que este chá de ervas também pode ser excelente para melhorar a saúde da visão. A vitamina A é derivada do beta-caroteno e actua como um antioxidante que pode prevenir a degeneração macular e retardar o desenvolvimento de cataratas.
Como fazer chá de melão amargo?
O chá de melão amargo é bastante fácil de preparar e requer apenas um melão amargo seco (cabaça), água quente e mel para adoçar o sabor, se desejado. A maioria das receitas pede folhas secas de melão amargo ou o próprio melão amargo desidratado, mas também pode usar um melão amargo fresco, se tiver um à mão. A preparação deste chá é bastante única e pode ser feita com as folhas, sementes e frutos, uma vez quePrimeiro, corte o melão amargo seco/fresco e lave bem as fatias. Depois, está pronto a preparar!
Receita de chá de melão amargo
Desfrute do sabor suave e a nozes desta bebida nutritiva à base de ervas! 3.5 de 4 votos Imprimir Pin Classificar Curso: Bebida Cozinha: Indiana, Chinesa Palavra-chave: melão amargo, chá de melão amargo Aparelho: Fogão Tempo de preparação: 10 minutos Tempo de cozedura: 15 minutos Tempo total: 25 minutos Porções: 2 chávenas Autor: Ishani BoseIngredientes
- 2 chávenas de melão amargo seco (ou fresco)
- 2 chávenas de água (filtrada)
- 1 colher de chá de mel ou açúcar (se desejado)
Instruções
- Para preparar o chá de melão amargo, ferva a água numa panela e, em seguida, adicione o melão amargo picado.
- Depois, tape a panela e deixe ferver durante 10 minutos em lume médio.
- Desligue o lume e retire a panela do fogão, deixando-a em infusão durante mais 10 minutos sem tampa.
- Agora coe a mistura para um bule ou copos
- No final, adicione uma colher de chá de mel ou açúcar, se necessário, e desfrute da bebida quente!
Notas
Se quiser diminuir o amargor do vegetal, deixe o melão amargo picado de molho durante 1/2 hora antes de prosseguir com a receita. Também pode fervê-lo durante 2 minutos. Depois de pronto, ponha-o de lado, deite fora a água, enxagúe-o bem e prossiga com a receita. Também seria aconselhável consultar um médico para saber a dosagem exacta se estiver a fazer tratamento paracolesterol ou diabetes.Efeitos secundários do chá de melão amargo
Os efeitos secundários da ingestão de chá de melão amargo incluem reacções alérgicas perigosas, insuficiência hepática, problemas cardíacos, níveis extremamente baixos de açúcar no sangue e uma variedade de efeitos gastrointestinais. Embora estes sejam raros, podem ser bastante graves e, dependendo do seu historial médico e dos medicamentos que toma atualmente, seria aconselhável falar com um médico antes de adicionar este poderoso chá ao seu dia a diaregime de saúde.
- Diabetes - A capacidade do chá de melão amargo para baixar o açúcar no sangue pode ser boa para os diabéticos, mas também pode causar hipoglicemia se também estiver a tomar medicação para baixar o açúcar no sangue. Os diabéticos não devem usar este remédio à base de plantas sem primeiro consultar o seu médico, especialmente se lhes for prescrita medicação para a diabetes.
- Saúde do fígado - Utilizado durante curtos períodos de tempo, o chá de melão amargo não danifica o fígado, mas o seu uso prolongado pode aumentar as enzimas hepáticas, o que pode levar a outras complicações no organismo, como a aterosclerose ou a inflamação dos tecidos cardiovasculares. Se tiver doenças hepáticas pré-existentes, como a cirrose, o uso deste chá deve ser monitorizado com muito cuidado.
- Reação alérgica - Existe uma enzima única no corpo que ajuda a manter as células sanguíneas na forma correcta; se tiver um défice desta enzima, fica suscetível a uma reação alérgica a um composto único que se encontra no melão amargo, chamado vicina. Esta reação apresenta-se sob a forma de uma reação alérgica grave, que pode ser potencialmente fatal e é caracterizada por náuseas, vómitos, iterícia, convulsões, coma eaté a morte.
- Gravidez - Os poderosos compostos activos do chá de melão amargo podem induzir a menstruação, o que é perigoso se estiver grávida, uma vez que pode causar trabalho de parto prematuro ou abortos espontâneos. Pode ser seguro tomar este chá no último trimestre ou como estimulante do trabalho de parto, mas deve ser utilizado com extrema cautela em qualquer altura da gravidez.
- Inflamação - Alguns dos outros efeitos secundários deste chá incluem condições inflamatórias no corpo, tais como distúrbios gastrointestinais, diarreia, náuseas, cãibras, dores de cabeça e febre. Se sentir algum destes efeitos secundários, deve interromper o uso deste chá.