Índice
A dieta sirtfood tem sido notícia desde que a cantora Adele perdeu muito peso depois de seguir esta dieta. É uma dieta que permite comer chocolate preto e vinho tinto sem qualquer culpa, mas também defende os benefícios de superalimentos como mirtilos, couve e sumo verde. Então, o que é a dieta sirtfood e como permite a perda de peso? Vamos descobrir.
O que é a dieta Sirtfood?
A dieta sirtfood foi adoptada por muitas celebridades devido aos seus ingredientes alimentares invulgares, como o café, o vinho e o chocolate. A dieta foi desenvolvida em 2016 por dois consultores de saúde sediados no Reino Unido, Glen Matten e Aidan Goggins, que também são co-autores de um livro com o mesmo nome. A dieta, tal como explicado no seu sítio Web, afirma ativar as vias do "gene magro" que são normalmente desencadeadas pelo exercício eDe acordo com os autores, certos alimentos como a couve, o chocolate preto, os mirtilos e o vinho tinto contêm polifenóis que mobilizam enzimas naturais chamadas sirtuínas, as quais têm um efeito positivo no metabolismo do organismo. Os alimentos incluídos na dieta têm também um efeito anti-envelhecimento, tal como sugerido por estudos de investigação.
O plano de dieta sirtfood deve ser seguido de forma faseada, com o número total de calorias nos primeiros três dias limitado a menos de 1000 calorias. Este plano de dieta de baixas calorias, na fase inicial, exige o consumo de três sumos verdes e uma refeição.
Um estudo realizado em animais em 2013 sugeriu que a restrição calórica, juntamente com a garantia de que os alimentos consumidos têm todos os nutrientes essenciais, era a melhor forma de aumentar a longevidade e a saúde em geral. Os investigadores explicaram ainda que as sirtuínas provocam respostas metabólicas e comportamentais no organismo quando as calorias totais são restringidas. No entanto, é necessário realizar estudos em humanos para compreender o mecanismo exatode sirtuínas e perda de peso.
Chocolate preto, bagas, couve, & vinho tinto são permitidos na dieta sirtfood. Crédito da foto: Shutterstock
Plano de dieta Sirtfood
A dieta sirtfood divide-se em 2 fases:
Fase 1: A primeira fase tem a duração de uma semana. Durante os três primeiros dias, o plano de dieta sugere a ingestão de três sumos verdes e uma refeição, totalizando 1000 calorias. Nos quatro dias seguintes, pode adicionar uma refeição e reduzir os sumos para dois, de modo a que as calorias somem 1500 calorias.
Fase 2: A segunda fase é um plano de manutenção de duas semanas que recomenda três refeições completas e um sumo verde, o que, segundo os autores, o ajudará a perder peso de forma constante. Recomendam também que repita a fase 1 e a fase 2 sempre que precisar de um impulso para perder gordura.
A dieta sirtfood pode ser mantida para toda a vida, uma vez que os autores partilham no seu site várias receitas de sopas, saladas, sumos, caril e refeições. Estas refeições e sumos verdes são confeccionados com "sirtfoods", que os autores identificam como alimentos que ajudam a desencadear as vias da sirtuína no organismo e ajudam na perda de peso.
Top Sirtfoods
A dieta sirtfood tem alimentos específicos que recomenda. Estes incluem superalimentos como azeite virgem extra, couve, aipo, cebola vermelha, curcuma, soja e bagas como morangos. A dieta também inclui chá verde carregado de antioxidantes, mas recomenda o matcha como a melhor opção. Outros alimentos essenciais do dia a dia incluem café e salsa. Também é sugerido o uso de ervas medicinais como a lovage. Alguns dos outrosEntre os principais alimentos de sirte contam-se a malagueta, o trigo mourisco, as alcaparras, a rúcula e os frutos secos como as nozes e as tâmaras Medjool.
A dieta Sirtfood é saudável?
A dieta sirtfood pode ajudá-lo a perder peso, mas pode não ser a melhor solução para a perda de peso a longo prazo. Reduzir as calorias para 1000 por dia durante três dias consecutivos não é recomendado por médicos e nutricionistas. Um estudo de investigação de 2017 sugere que apenas reduzir a ingestão de calorias não é a solução para a perda de peso a longo prazo. Esta dieta pode causar uma rápida perda de peso que pode não ser sustentável ouDe acordo com os NIH, uma taxa de perda de peso saudável é de cerca de 1 a 2 libras por semana.
Por outro lado, os investigadores sugerem que se olhe para os macronutrientes, a densidade energética dos alimentos e a carga glicémica que as refeições podem ter no corpo. A dieta sirtfood incentiva a pessoa a cozinhar com especiarias, óleos e carnes que têm o máximo de antioxidantes e nutrientes. Além disso, a dieta pode ser simples de seguir, uma vez que as pessoas podem fazer exercício de intensidade moderada apenas devido a uma vida ocupadaestilo de vida.
Se quiser seguir a dieta sirtfood, o melhor é aconselhar-se com o seu médico sobre a melhor forma de a modificar em função da sua idade e do seu estilo de vida. Pode também informar-se através dos livros da dieta sirtfood, bem como do sítio Web, para ver se as receitas e o método funcionam bem para si.