O que é Endívia

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Se está à procura de uma forma interessante de apimentar as suas saladas ou o seu jardim, a endívia pode ser um desafio digno e delicioso!

O que é a Endívia?

A endívia é um tipo de legume de folha, com três espécies principais pertencentes à família das Cichorium Todos eles pertencem à família das chicórias, e é aí que surge alguma confusão sobre este vegetal. A verdadeira endívia tem folhas encaracoladas, enquanto a variedade de folhas mais largas é conhecida como escarola.

O problema com este legume é que pode apresentar-se em muitas variedades diferentes, mesmo dentro da mesma espécie, e tem uma grande variedade de nomes em diferentes partes do mundo, desde frisee a witloof e radicchio. Embora estes sejam tecnicamente membros diferentes da mesma família, os nomes são frequentemente trocados nos menus e nos mercados de todo o mundo.

As endívias podem ser cozinhadas ou comidas em salada. Crédito da fotografia: Shutterstock

Factos nutricionais Endívia, crua
Porção: 100 g1 chávena, picada (25 g)1 cabeça (513 g)
Nutriente Valor
Água [g] 93.79
Energia 17
Energia [kJ] 71
Proteína [g] 1.25
Lípidos totais (gordura) [g] 0.2
Cinzas [g] 1.41
Hidratos de carbono, por diferença [g] 3.35
Fibra, total da dieta [g] 3.1
Açúcares, total incluindo NLEA [g] 0.25
Cálcio, Ca [mg] 52
Ferro, Fe [mg] 0.83
Magnésio, Mg [mg] 15
Fósforo, P [mg] 28
Potássio, K [mg] 314
Sódio, Na [mg] 22
Zinco, Zn [mg] 0.79
Cobre, Cu [mg] 0.1
Manganês, Mn [mg] 0.42
Selénio, Se [µg] 0.2
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg] 6.5
Tiamina [mg] 0.08
Riboflavina [mg] 0.08
Niacina [mg] 0.4
Ácido pantoténico [mg] 0.9
Vitamina B-6 [mg] 0.02
Folato, total [µg] 142
Folato, alimentos [µg] 142
Folato, DFE [µg] 142
Colina, total [mg] 16.8
Vitamina A, RAE [µg] 108
Caroteno, beta [µg] 1300
Vitamina A, UI [UI] 2167
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg] 0.44
Vitamina K (filoquinona) [µg] 231
Ácidos gordos, saturados totais [g] 0.05
14:0 [g] 0
16:0 [g] 0.04
18:0 [g] 0
Ácidos gordos, monoinsaturados totais [g] 0
18:1 [g] 0
Ácidos gordos, poli-insaturados totais [g] 0.09
18:2 [g] 0.08
18:3 [g] 0.01
Triptofano [g] 0.01
Treonina [g] 0.05
Isoleucina [g] 0.07
Leucina [g] 0.1
Lisina [g] 0.06
Metionina [g] 0.01
Cistina [g] 0.01
Fenilalanina [g] 0.05
Tirosina [g] 0.04
Valina [g] 0.06
Arginina [g] 0.06
Histidina [g] 0.02
Alanina [g] 0.06
Ácido aspártico [g] 0.13
Ácido glutâmico [g] 0.17
Glicina [g] 0.06
Prolina [g] 0.06
Serina [g] 0.05
As fontes incluem: USDA

Nutrição das endívias

A endívia possui também uma quantidade significativa de vitamina A, vitamina K e algumas vitaminas do complexo B, bem como vários minerais essenciais, como o manganésio, o cálcio e o ferro. A endívia possui também uma boa quantidade de fibras, que podem ajudar na digestão.

Os benefícios para a saúde associados a este legume pseudo-exótico incluem a ajuda à saúde do fígado, à saúde dos olhos, a problemas respiratórios e a níveis elevados de colesterol. A natureza pouco calórica e rica em nutrientes deste legume, para além de certos ingredientes activos e antioxidantes, como o kaempferol, que estão prontamente disponíveis para absorção humana, de acordo com vários estudos.

Qual é o sabor da endívia?

Embora seja possível encontrar ocasionalmente este vegetal de folhas delicadas em saladas, é algo pouco comum, devido ao seu processo de crescimento intensivo e ao seu sabor ligeiramente amargo. No entanto, dependendo da forma como é cultivado, também pode ter um sabor ligeiramente doce e folhas estaladiças. As folhas da mesma planta, de facto, podem ter sabores ligeiramente diferentes, dependendo da idade que têm!

Estes bolbos de folhas pequenas são pálidos e ligeiramente amarelos, mas acrescentam uma crocância maravilhosa às saladas, bem como um sabor único, quase apimentado

Como cultivar endívias?

Como já foi referido, o processo de cultivo da endívia é bastante complicado, o que explica o seu custo e a sua relativa raridade. São necessários cinco meses para que a semente se transforme numa planta frondosa com uma raiz axial profunda. As folhas são retiradas e as raízes axiais são congeladas para armazenamento a longo prazo.

Podem então ser retiradas dessa fase de dormência em condições escuras e húmidas, e a planta comestível aparecerá dentro de um mês!

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.