Índice
O peixe hilsa é um peixe popular do sul da Ásia. É ósseo e afiado, o que faz com que seja bastante difícil de comer por vezes, mas o sabor e os benefícios para a saúde deste peixe valem bem o esforço.
O que é o peixe Hilsa?
Também conhecido por llish, ou pelo seu nome científico Tenualosa ilisha A hilsa é um pequeno peixe prateado, aparentado com o arenque, muito popular no Sul da Ásia, onde é conhecido pelo seu excelente sabor e textura. É mesmo o peixe nacional do Bangladesh, principalmente porque o país o produz em grande quantidade.
Nutrição
Uma porção de 100 gramas de hilsa contém cerca de 310 calorias, 25 gramas de proteína e 22 gramas de gordura. Também fornece 27% do valor diário de vitamina C, 2% do ferro necessário e uns incríveis 204% das necessidades diárias de cálcio.
A hilsa pode ser cozida a vapor, escalfada em molho ou fumada. Crédito da fotografia: Shutterstock
Benefícios
Os benefícios mais populares para a saúde da hilsa, rica em ácidos gordos ómega 3, são enumerados a seguir:
- Melhorar a saúde do coração
- Cuidados com a pele
- Melhorar a saúde do cérebro
Outros benefícios do consumo de hilsa incluem o seguinte:
- O consumo regular de hilsa ajuda a aliviar os efeitos da artrite reumatoide e a aliviar as dores nas articulações, devido à natureza anti-inflamatória do peixe.
- Estudos sugerem que a ingestão regular de hilsa ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
- O peixe Hilsa é rico em vitamina A ou retinol, que ajuda a preservar a visão nocturna e previne a degeneração macular relacionada com a idade.
Efeitos secundários
O consumo de hilsa não é recomendado para mulheres grávidas ou a amamentar, devido à possibilidade de contaminação marítima, como dioxinas, mercúrio ou outros metais pesados. O consumo de hilsa também pode causar reacções alérgicas a este peixe, embora não sejam tão comuns. É aconselhável prestar atenção às reacções do seu corpo quando adicionar alimentos novos ou exóticos à sua dieta.