Óleo Essencial de Lavanda: Benefícios, Usos & amp; Efeitos colaterais

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Não há sombra para outros óleos essenciais, mas estamos familiarizados com muitos deles que têm uma infinidade de benefícios para a saúde. Agora, quando se trata de belos produtos caseiros, como podemos não mencionar a lavanda? A lavanda é uma planta roxa bonita que é um deleite para os olhos. Além disso, na forma de óleo essencial, tem vários benefícios, que incluem o alívio do stress e da ansiedade, reduzindo a tensão nervosa,É também utilizado para fins de cuidados da pele e do cabelo, como a desinfeção do couro cabeludo, o aumento do crescimento do cabelo e o alívio do acne. Além disso, este óleo também ajuda a melhorar a circulação sanguínea. O óleo de lavanda é amplamente utilizado em aromaterapia e funciona como um auxílio natural para dormir. A sua potente natureza antibacteriana torna-o um excelente produto de limpeza doméstica e desodorizante.

O que é o óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de alfazema é extraído das flores da planta da alfazema ( L avandula angustifolia As flores de lavanda têm uma fragrância calmante e são utilizadas para fazer potpourri há séculos. O nome latino da lavanda é Lavare Isto deve-se ao facto de as flores de lavanda e o óleo essencial de lavanda serem utilizados desde a antiguidade pelos romanos, persas, gregos e egípcios como aditivo de banho e perfume.

O óleo essencial de alfazema é puro e difere dos óleos de alfazema comerciais que são posteriormente diluídos e vendidos como perfumes. Por outro lado, o óleo essencial de alfazema puro também é utilizado como óleo de aromaterapia, em géis, infusões, loções, sabonetes, produtos para bebés e velas. É benéfico para fazer chá, limonadas, xaropes, bebidas aromáticas e pratos cozinhados. Aqui está o nosso guia passo a passo sobre comofazer óleo de lavanda.

Ver vídeo: 13 benefícios surpreendentes do óleo essencial de lavanda

13 benefícios surpreendentes do óleo essencial de lavanda para a pele, o cabelo e muito mais

Benefícios do óleo essencial de lavanda

Os poderosos benefícios para a saúde do óleo essencial de lavanda incluem o seguinte:

Promove a cicatrização de feridas

O óleo essencial de lavanda ajuda a curar pequenos cortes, contusões e queimaduras. De acordo com um estudo de 2016 publicado no BMC Medicina Complementar e Alternativa jornal, estimula a síntese de colagénio e cicatriza os tecidos da pele.

Inalar a fragrância do óleo essencial de lavanda ajuda a rejuvenescer. Crédito da foto: Shutterstock

Efeito neuroprotector

Um estudo publicado na Investigação sobre o cérebro demonstrou que o óleo de lavanda reduz o edema cerebral e melhora a capacidade funcional. Além disso, também ajuda a aumentar a capacidade antioxidante do corpo e inibe o stress oxidativo.

Alivia o stress e a ansiedade

Uma investigação de 2018 em O Clínico de Saúde Mental Vários estudos sugerem que a administração oral de preparações de alfazema reduz a ansiedade. Além disso, outro estudo verificou que a aromaterapia ajuda a gerir a dor crónica, a ansiedade e a insónia. Deixe-nos saber mais sobre o óleo essencial de alfazema para a ansiedade.

Promove o sono

Uma equipa de investigadores estudou os efeitos da aromaterapia com alfazema em 67 mulheres de Taiwan, com idades compreendidas entre os 45 e os 55 anos. As voluntárias revelaram uma melhoria significativa da qualidade do sono e um efeito positivo persistente da variabilidade da frequência cardíaca com um aumento da modulação parassimpática.

Alivia o acne

De acordo com Óleos essenciais para a cura O óleo essencial de alfazema puro inibe as bactérias que causam a infeção do acne e regula a excreção excessiva de sebo. Leia mais sobre os 8 benefícios comprovados & usos do óleo de alfazema para a pele.

Cuidados com o cabelo

O óleo essencial de alfazema demonstrou ser eficaz contra piolhos, ovos de piolhos e lêndeas. Além disso, o óleo essencial de alfazema de grau terapêutico é útil contra a queda de cabelo, especialmente para as pessoas com alopecia. De acordo com um estudo escocês, mais de 40% dos doentes com alopecia no estudo relataram um aumento no crescimento do cabelo com uma massagem regular de óleo essencial de alfazema. Aqui está o nosso guia completo sobreóleo de lavanda para o cabelo: principais benefícios & como usar.

Alivia a dor

O óleo essencial de alfazema alivia vários tipos de dores, incluindo entorses, dores de costas e dores musculares. Uma massagem regular com óleo de alfazema pode aliviar as dores nas articulações. Além disso, de acordo com um estudo publicado no Colégio Real de Médicos No seu diário, o óleo essencial de alfazema melhorou a taxa de satisfação com o controlo da dor, em comparação com os doentes que foram reanimados apenas com oxigénio após uma grande cirurgia.

Melhora a circulação sanguínea

O óleo essencial de alfazema é eficaz para melhorar a circulação sanguínea no corpo. Um estudo de 2008 no Revista Internacional de Cardiologia sugere que a aromaterapia com alfazema tem efeitos calmantes na circulação coronária.

O óleo de lavanda ajuda-o a ter uma boa noite de sono. Crédito da foto: Shutterstock

Outros benefícios

Outros benefícios para a saúde do óleo essencial de lavanda incluem a sua capacidade de ajudar contra a leucorreia. Além disso, este óleo repele mosquitos e traças e é um ingrediente ativo em repelentes de mosquitos.

Como utilizar o óleo essencial de alfazema?

  • A utilização mais popular do óleo de lavanda é misturá-lo com um óleo de base, como o óleo de amêndoas doces ou o óleo de jojoba, para uma massagem relaxante.
  • Também pode adicionar esta infusão aos seus banhos para um efeito relaxante.
  • Utilize-o como perfume todos os dias ao começar o seu dia, para se manter fresca durante mais tempo.
  • Muitas pessoas utilizam o óleo de alfazema como bálsamo para os lábios. Sugerimos que faça um teste de remendo antes de qualquer coisa para que não haja efeitos secundários indesejados.
  • Utilize-o num difusor.
  • Adicionar uma pequena quantidade de óleo essencial de alfazema a outros cremes ou pomadas para a pele pode aumentar consideravelmente o potencial de alívio e cura.
  • Aplicar algumas gotas de óleo de lavanda nas têmporas pode proporcionar algum alívio de enxaquecas, dores de cabeça, depressão, tensão nervosa e stress emocional.
  • Esfregue algumas gotas de óleo essencial de alfazema na zona ferida ou em queimaduras para aumentar a circulação sanguínea e a cicatrização. Também pode ser utilizado para acalmar irritações da pele, borbulhas da lâmina de barbear e queimaduras solares.
  • Coloque algumas gotas do óleo perfumado nas palmas das mãos e esfregue-o na fronha e nos lençóis para garantir uma boa noite de sono.

Efeitos secundários do óleo essencial de lavanda

De acordo com o Centro Nacional para o Complemento e a Saúde Integrativa A ingestão oral não é segura e, durante a utilização deste óleo, algumas pessoas podem sentir:

  • Irritação cutânea
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Dores de cabeça
  • Dor nas articulações
  • Problemas de estômago

Riscos

Este óleo potente apresenta alguns riscos, nomeadamente

  • Mulheres grávidas e a amamentar Óleo essencial de lavanda: Tal como acontece com muitos outros óleos essenciais, as mulheres grávidas e lactantes devem consultar o seu profissional de saúde antes de utilizarem o óleo essencial de lavanda.
  • Crianças : Deve-se ter cuidado ao utilizar o óleo, especialmente em crianças.
  • Alergia Pode provocar reacções alérgicas na pele de pessoas com pele sensível.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.