Índice
A cebola verde é muitas vezes preferida à cebola normal devido ao seu sabor mais suave. Mas o que fazer quando não tem nenhuma à mão? Felizmente, os substitutos da cebola verde podem ser bastante fáceis de encontrar, particularmente entre plantas e ervas que estão intimamente relacionadas. Conhecer os melhores substitutos da cebola verde irá garantir que o seu prato nunca perca aquele toque especial de sabor.
Substitutos da cebola verde
As cebolas verdes são rebentos de cebola jovens que têm pequenos talos verdes e pequenos bolbos. São mais suaves do que as cebolas totalmente maduras e podem ser utilizadas como cobertura crua em saladas e molhos. As cebolas verdes também dão um toque crocante e refrescante e cor a entradas, caçarolas e sopas.
A cebola verde pode ser uma excelente fonte de enxofre, que é benéfico para a saúde em geral. Crédito da foto: Shutterstock
As cebolas verdes podem ser encontradas na maioria das secções de produtos de mercearia. Por vezes, pode encontrá-las rotuladas como cebolinhas ou cebolinhos. No entanto, se a sua mercearia favorita não tiver, existem algumas substituições como cebolinho, alho francês, rampas, chalotas e cebolas que podem salvar o seu prato.
Cebolinho
Para guarnições e pratos crus, pode utilizar cebolinho fresco para substituir a cebolinha. O cebolinho é fino e pequeno como a cebolinha, mas sem a parte branca do bolbo. Não é tão estaladiço como a cebolinha, mas o sabor é muito semelhante.
Para utilizar: Utilize cebolinho fresco e não seco, pois pode ter um sabor mais próximo da cebola. Para utilizar, basta cortar o cebolinho e adicioná-lo à receita. Não deve ser cozinhado durante muito tempo, sendo preferível utilizá-lo no final do tempo de cozedura ou para cobrir sopas e guisados.
Alho francês
O alho-francês é muito parecido com a cebolinha, mas os talos são muito mais largos e parecidos com folhas. No entanto, o seu sabor pode ser semelhante ao da cebola inteira e pode sobrecarregar uma receita se for utilizado em demasia. É um bom substituto apenas se for utilizado num prato cozinhado, onde os sabores poderão amadurecer e os talos amolecerão.
Para utilizar: Apare os alhos franceses, retirando a base dura e os topos verdes superiores mais ásperos. Corte os alhos franceses longitudinalmente e lave-os em água corrente, o que removerá a sujidade e o grão que se encontra frequentemente entre as camadas. Normalmente é picado e adicionado no início, tal como as cebolas.
Rampas
As rampas são alhos franceses selvagens que podem ser apanhados na primavera. Podem crescer selvagens em toda a Europa, Ásia, Canadá e Leste dos Estados Unidos, e muitas pessoas consideram as primeiras rampas da estação uma iguaria. As rampas têm um sabor muito forte, não só de cebola mas também de alho.
Para utilizar: Como as rampas são fortes, devem ser utilizadas com moderação e a gosto. Não são apropriadas como guarnição, mas podem funcionar bem numa receita cozinhada ou num molho. São preparadas de forma muito semelhante ao alho francês. O seu sabor pode ser realçado pelo vinagre, pelo que também são perfeitas para fazer pickles.
Um ramo de alho-francês selvagem Crédito da fotografia: Shutterstock
Chalotas
As chalotas são cebolas mais pequenas que têm um sabor mais suave e doce. Quando utilizadas em vez de cebolinha, uma pequena quantidade de chalota picada não sobrecarrega a receita. Podem ser utilizadas como substitutos em pratos cozinhados. As chalotas cruas podem ser bastante picantes.
Para utilizar: As chalotas são geralmente picadas e adicionadas no início da cozedura, não sendo normalmente utilizadas como guarnição ou cobertura.
Cebolas
As cebolas brancas, amarelas ou vermelhas podem funcionar como último recurso, mas use-as com moderação. A razão pela qual as cebolas não são tão eficazes é porque podem ser substancialmente mais fortes do que as cebolas verdes. Podem ser mais picantes e ter um sabor mais forte. Tenha em atenção que estas não funcionam como substituto das folhas da cebolinha verde.
Para utilizar: Pique-as muito finamente e utilize-as com critério. A picada da cebola amarela ou branca crua pode facilmente sobrecarregar um prato se for utilizada em demasia. As cebolas vermelhas são mais doces e suaves e, se as utilizar como guarnição em tacos ou em salsa, são uma melhor escolha. A maioria das receitas pede-lhe que as corte em rodelas finas.