Xarope de ácer vs. mel: a melhor alternativa

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

O xarope de ácer e o mel são algumas das alternativas mais populares ao açúcar, mas não se limitam a isso. Ambos os xaropes doces e pegajosos são utilizados em várias receitas. Um provém das árvores, o outro das abelhas. Embora ambos encontrem as suas utilizações únicas em várias receitas, torna-se mais importante saber qual é mais saudável, mais saboroso e a melhor opção para si. Num xarope de ácer vs. melescolha, qual é que deve escolher?

Xarope de ácer vs. mel

O xarope de ácer é a seiva das árvores de ácer, mais comummente proveniente do ácer açucareiro, embora o ácer preto e o ácer vermelho também sejam utilizados para este fim. A seiva é recolhida através de um furo no tronco da árvore. Este líquido é depois processado para obter o xarope de ácer a que temos acesso nas prateleiras das lojas e online.

O mel, por outro lado, provém dos esforços das abelhas e não é considerado vegan. Por isso, se tem um estilo de vida vegan, o mel não é uma opção a considerar, uma vez que é recolhido dos seus favos. Para além disso, o mel é um adoçante comum e popular e aproxima-se mais como substituto do açúcar do que o xarope de ácer.

Deve utilizar mel ou xarope de ácer? Crédito da fotografia: Shutterstock

Xarope de ácer vs. mel: qual é o mais saudável?

De acordo com FoodData Central Cada 100 g de xarope de ácer contém 260 kcal de energia e cerca de 60 g de açúcar. É também uma fonte de cálcio, potássio e magnésio, juntamente com hidratos de carbono.

O mel, por outro lado, tem 304 kcal de energia por 100 g e mais de 82 g de açúcar, o que torna o mel mais doce e mais rico do que o xarope de ácer. Tem algum potássio, mas não tanto como o xarope de ácer.

Estes pormenores fazem com que o xarope de ácer seja um pouco mais saudável do que o mel, especialmente se estiver a tentar reduzir o açúcar. Além disso, os veganos preferem-no ao mel quando escolhem entre os dois.

Como escolher o mais adequado?

Nem todo o xarope de ácer que se encontra na prateleira é xarope de ácer. Se parar para olhar para o rótulo, aperceber-se-á de que o xarope de ácer adequado não é o mesmo que o xarope para panquecas. Embora não haja nada de errado com nenhum dos dois, o último é frequentemente uma mistura de vários ingredientes doces, feito especialmente como um fio de água para panquecas para quem gosta de doces.

Uma garrafa de xarope de ácer autêntico, por outro lado, não se limita a regar as suas panquecas e waffles. Pode ser utilizado como ingrediente adoçante em receitas, especialmente em processos de cozedura. Para além disso, também pode ser utilizado como cobertura de carne para um churrasco ou para fazer creme de ácer, dado o seu sabor distinto.

Ao escolher o mel, certifique-se de que não é alérgico a ele e opte pela versão não adulterada. Por isso, mesmo que no rótulo conste mel, vire-o ao contrário para se certificar de que não foi diluído com xarope de milho ou qualquer outro adoçante. Pode ser útil comprar mel de origem local, de produtores ou agricultores biológicos

Ao escolher o melhor entre o xarope de ácer e o mel, a diferença básica a considerar entre eles é o sabor distinto de cada um. Isto é especialmente verdade quando se escolhe xarope de ácer puro ou mel floral.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.