Índice
Os benefícios mais singulares e importantes da brahmi para a saúde incluem a sua capacidade de melhorar a capacidade cognitiva, aliviar o stress, regular os níveis de açúcar no sangue e tratar doenças respiratórias. Também ajuda a melhorar o processo digestivo, a proteger contra a degeneração mental, a reforçar o sistema imunitário e a reduzir a inflamação.
O que é Brahmi?
Brahmi ( Bacopa monnieri) é uma erva rasteira e perene que tem sido elogiada nas medicinas ayurvédica e tradicional em todo o mundo há várias gerações. Poderá conhecê-la por outro nome, como hissopo de água ou erva da graça, mas brahmi é o nome mais comum. É difícil identificar um nativo exato para esta erva que cresce em terras húmidas, mas a maioria dos especialistas concorda que tem crescido selvagem em todos os seis continentes maioritariamente habitados háAo contrário de muitas outras ervas, a brahmi tem uma série de efeitos únicos para a saúde que a tornaram tão desejável e apreciada pelas culturas mundiais.
A brahmi contém certos alcalóides e saponinas triterpénicas valiosos que têm fortes efeitos no corpo, para além de muitos outros compostos orgânicos e constituintes voláteis. É habitualmente utilizada fresca como ingrediente de saladas, mas a erva também pode ser seca e moída e utilizada com outras ervas. O sabor é relativamente suave, mas a verdadeira razão para utilizar a brahmi é o impacto que temtem na saúde humana.
Benefícios do Brahmi para a saúde
Vamos dar uma vista de olhos aos benefícios únicos para a saúde desta fantástica erva ayurvédica.
Aumenta a cognição
Um dos benefícios mais apreciados do brahmi é a sua capacidade de estimular a mente, nomeadamente em termos de memória e concentração. Há muito que é utilizado na medicina ayurvédica para aumentar a concentração e a retenção. Alguns dos compostos orgânicos do brahmi estimulam as vias cognitivas no cérebro para aumentar a capacidade cognitiva, de acordo com um estudo realizado por Devendra, Patel Saurabh Shankar et al., 2018 (Journal ofFarmacognosia e Fitoquímica).
Ajuda a tratar perturbações cognitivas
A Brahmi tem a capacidade de reduzir o aparecimento de perturbações cognitivas como a demência e a doença de Alzheimer ( Revista Internacional de Investigação Científica em Ciências da Vida, 2016 Num estudo intitulado "Exploring the role of Brahmi in brain function and therapy" (Explorando o papel da Brahmi na função cerebral e na terapia), realizado pelo National Institute of Mental Health and Neuroscience, Índia, sugere-se que a planta tem propriedades neuroprotectorase tem potencial terapêutico para pessoas que sofrem de perda de memória.
Alivia a ansiedade e o stress
As folhas da planta brahmi podem ser mastigadas (apenas 2-3 de cada vez) para aliviar o stress e a ansiedade. Os ingredientes activos desta erva podem afetar o equilíbrio hormonal no corpo e ter um impacto positivo no equilíbrio das hormonas do stress no nosso corpo, induzindo assim um estado calmo e relaxado de uma forma natural, evitando os efeitos secundários das opções farmacêuticas tradicionais para o alívio do stress e da ansiedade.
Capacidade anti-inflamatória
Quando as folhas da planta brahmi são esfregadas topicamente nas partes afectadas do corpo, os compostos libertados podem reduzir o inchaço e eliminar a irritação, bem como a inflamação no interior do corpo, o que é ideal para pessoas que sofrem de artrite, gota e outras condições inflamatórias.
Teor de Antioxidantes
Os antioxidantes contidos no brahmi são essenciais para promover um estilo de vida saudável. De acordo com o Instituto Nacional do Cancro, os antioxidantes podem eliminar os radicais livres, os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem fazer com que as células sofram apoptose (morte celular) ou se transformem em células cancerígenas. Estes radicais livres afectam tudo, desde a nossa pele ao nosso sistema cardiovascular, pelo que umuma dose regular de brahmi numa dieta diária ou semanal pode ajudar a manter uma elevada qualidade de vida e um metabolismo saudável. Os antioxidantes também podem prevenir certos tipos de cancro; estão em curso investigações sobre as vias directas que os componentes da erva medicinal tomam para prevenir ou retardar a propagação do cancro. No entanto, são necessárias mais provas científicas e estudos para apoiar esta afirmação. Existe umuma toxina particularmente perigosa, chamada acrilamida, à qual a brahmi demonstrou especificamente resistência; a acrilamida está ligada a doenças neurodegenerativas, pelo que também pode ser acrescentada à lista de benefícios desta erva!
Melhora a saúde respiratória
Quando a brahmi é preparada num chá ou mastigada como folhas normais, pode melhorar a saúde respiratória. Tem sido utilizada na medicina ayurvédica para tratar bronquite, congestão, constipações no peito e seios nasais obstruídos. Pode eliminar o excesso de catarro e muco e aliviar a inflamação na garganta e nas vias respiratórias para proporcionar um alívio rápido.
Aumenta a imunidade
Quando consumida sob qualquer forma, chá, folhas ou outra, a brahmi pode dar ao sistema imunitário um impulso necessário. Os nutrientes são complementados pelos compostos antioxidantes para aumentar o tempo de resposta do nosso sistema imunitário contra agentes patogénicos, vírus ou infecções bacterianas.
Útil no tratamento da epilepsia
As folhas de brahmi têm sido usadas como tratamento para a epilepsia há milhares de anos, o que se pensa dever-se ao efeito que a erva tem sobre as vias neurais, ajudando a prevenir ataques epilépticos, bem como outras formas de doença mental, incluindo a desordem bipolar e a nevralgia.
Cuidados com a pele
Se quiser acelerar a cicatrização de feridas e desinfetar a pele ao mesmo tempo, espalhe sumo ou óleo de brahmi na área afetada. Pode reduzir o aparecimento de cicatrizes e deixá-lo com uma pele suave e saudável, enriquecida com os seus óleos essenciais naturais.
Regula os níveis de açúcar no sangue
Num estudo de investigação de 2015, baseado num modelo de rato, publicado no Journal of Chemical and Pharmaceutical Research, o brahmi foi associado à regulação dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que tem um efeito anti-hiperglicémico. Quando se administrou 500 mg de brahmi a ratos diabéticos durante 30 dias, observou-se uma redução significativa dos seus níveis de açúcar. Assim, dependendo do tipo de diabetes, pode sercapaz de ajudar a melhorar os seus sintomas de hipoglicemia e permitir-lhe viver uma vida normal e saudável.
Trata problemas digestivos
A Brahmi é uma erva sedativa e calmante, bem como anti-inflamatória e pode ajudar a aliviar problemas gastrointestinais, como úlceras, etc.
Nota sobre a dosagem: As doses terapêuticas de Brahmi não estão associadas a quaisquer efeitos secundários conhecidos e a Bacopa tem sido utilizada com segurança na medicina ayurvédica há várias centenas de anos. As doses diárias tradicionais de Bacopa são de 5 a 10 g de pó não normalizado, 8 a 16 ml de infusão e 30 ml diários de xarope (Brahmi).
Palavra de cautela: A utilização a longo prazo de qualquer suplemento de ervas é geralmente desaconselhada e a brahmi não é exceção. A utilização regular durante mais de 12 semanas é desaconselhada, pelo que só deve ser utilizada quando for necessária para aliviar um determinado sintoma ou doença. Além disso, devido aos seus efeitos no sistema respiratório, no sistema urinário, no sistema cardiovascular e nos níveis de açúcar no sangue, deve consultar um médico se sofrer dePara além destas preocupações, esta erva não é considerada um alimento naturalmente alergénico.