Índice
O que é o Mint?
Hortelã ( Menta ) é uma erva popular e um ambientador bucal que é utilizado pelas suas propriedades medicinais. Tem mais de duas dúzias de espécies e centenas de variedades que também incluem a hortelã-pimenta e a hortelã-verde.Pode ser utilizada em muitas preparações culinárias, na sua forma fresca ou seca. Muitos produtos de higiene pessoal contêm hortelã como ingrediente. Produtos como pasta de dentes, géis de barbear, gomas de mascar, ambientadores, rebuçados, chás, bálsamos, óleos e inaladores com sabor a hortelã são os mais utilizados.
Devido ao seu sabor fresco, o extrato de hortelã é frequentemente combinado com bolos, biscoitos, suplementos nutricionais, produtos sem açúcar e barras energéticas. O óleo de hortelã é utilizado em gelados e chocolates. O xarope de hortelã é utilizado em bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Para além disso, são utilizados diferentes tipos de hortelã para preparar vários óleos, como o óleo de hortelã-pimenta e o óleo essencial de hortelã que proporcionam muitas utilizações e benefícios.
Benefícios para a saúde das folhas de hortelã
A maioria de nós está familiarizada com a aplicação refrescante da hortelã, mas ela tem muito mais a oferecer do que isso. Os benefícios para a saúde incluem o seguinte:
Pode aliviar os sintomas de constipação
A menta é muitas vezes considerada um bom relaxante e pode ajudar a aliviar a congestão. Mas vários ensaios clínicos mostram que o mentol não tem qualquer efeito na descongestão. Dito isto, o mentol pode ajudar a reduzir a obstrução nasal, o que significa que pode ajudá-lo com os sintomas de constipação e gripe.
Um ramo de folhas de hortelã fresco e aromático Crédito da foto: Shutterstock
Pode aliviar as alergias e a febre dos fenos
As alergias sazonais e a febre dos fenos (também conhecida como rinite) afectam milhões de pessoas em todo o mundo. Foi demonstrado que os extractos de folhas de hortelã podem inibir a libertação de determinados químicos que agravam os sintomas nasais graves associados à febre dos fenos e às alergias sazonais.
Pode regular a digestão
A hortelã é um ótimo aperitivo ou um limpador de palato. O aroma da erva pode ajudar a ativar as glândulas salivares da boca, bem como as glândulas que segregam as enzimas digestivas, facilitando assim a digestão. Pode também acalmar o estômago em caso de indigestão ou inflamação.
Pode ser um remédio potente para aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII). Um estudo de 2013 mostrou que o mentol na hortelã pode aliviar a diarreia.
Pode ajudar na amamentação
Um estudo de investigação publicado no International Breastfeeding Journal em 2007 demonstrou que o óleo de menta pode ajudar a reduzir as fissuras nos mamilos e as dores que acompanham frequentemente a amamentação.
Pode aliviar as perturbações respiratórias
Ron Eccles, da Universidade de Gales, no Reino Unido, afirma que o mentol, presente na hortelã, pode ajudar a aliviar a congestão nasal, podendo também ser muito eficaz no descongestionamento da garganta, dos brônquios e dos pulmões, o que pode aliviar as perturbações respiratórias que resultam frequentemente da asma e das constipações comuns.
Como pode refrescar e acalmar a garganta, o nariz e outros canais respiratórios, pode também aliviar a irritação que causa a tosse crónica. Esta é a principal razão pela qual tantos bálsamos são à base de menta. Ao contrário dos inaladores que são à base de aerossóis, os que têm a menta como componente fundamental tendem a ser mais eficazes e também mais amigos do ambiente.
Cuidados com a pele
Enquanto o óleo de menta pode ser um bom material anti-sético e antipruriginoso, o sumo obtido das folhas pode ser um excelente produto de limpeza da pele. Pode acalmar a pele e ajudar a reduzir infecções e comichão. Para além de ser uma boa forma de reduzir as borbulhas, pode até aliviar alguns dos sintomas do acne.
Pode ter propriedades antipruriginosas que podem ser utilizadas para tratar insectos e picadas de insectos como os mosquitos, abelhas, vespas, vespões e mosquitos.
A sensação de arrefecimento pode aliviar a irritação e a vontade constante de se coçar, e a natureza anti-inflamatória pode reduzir o inchaço. O seu óleo é muitas vezes um componente básico de repelentes de insectos, como as velas de citronela, porque o seu aroma forte não é apelativo para a maioria dos insectos.
Pode induzir a perda de peso
As folhas de hortelã podem ajudar nos seus esforços para perder peso de forma saudável. Um estudo publicado em 2003 sugere que pode ajudar a estimular as enzimas digestivas que absorvem os nutrientes dos alimentos e consomem a gordura, transformando-a em energia utilizável. Se deixar de beber refrigerantes ou bebidas açucaradas e passar a beber chá de hortelã sem açúcar, pode ajudar a perder peso devido à redução da ingestão de calorias. Um chá de hortelã de 12 onçasque não tem adição de açúcar tem zero calorias, enquanto um refrigerante de 12 onças tem 150 calorias.
Pode adicionar hortelã a esta fantástica dieta de limpeza de sumos.
Pode aumentar a memória
O Dr. A. P. Allen e o Dr. A. P. Smith, da Universidade de Cardiff, realizaram um estudo sobre o efeito da pastilha elástica no stress, no estado de alerta e na cognição, tendo concluído que as pessoas que utilizavam frequentemente pastilhas elásticas, cujo principal ingrediente ativo é a menta, apresentavam níveis mais elevados de retenção da memória e de estado de alerta mental do que as que não utilizavam.
As qualidades estimulantes desta erva mostram que estalar uma pastilha elástica ou mastigar folhas de hortelã crua pode ajudar a melhorar a cognição.
Cuidados orais
De acordo com a investigação, a hortelã pode ter qualidades germicidas e pode refrescar rapidamente o hálito. Pode também contribuir para a saúde oral, inibindo o crescimento de bactérias nocivas no interior da boca e limpando a língua e os dentes. É por isso que a erva é frequentemente esfregada diretamente nos dentes e nas gengivas para refrescar a boca e talvez eliminar formas perigosas de crescimento.
Nos tempos modernos, pela mesma razão, o mentol é um dos elementos mais comuns em pastas de dentes, elixires e outros produtos de higiene dentária. Claro que a forma mais fácil de obter estes resultados é simplesmente mastigar as folhas.
Devido ao seu sabor fresco, o extrato de menta é frequentemente combinado com bolos, biscoitos, suplementos nutricionais, produtos sem açúcar e barras energéticas.
Pode aliviar as náuseas
As folhas de hortelã, especialmente as recém-esmagadas, podem ajudá-lo a lidar com as náuseas e as dores de cabeça. O aroma forte e refrescante pode ser um remédio rápido e eficaz para as náuseas. Utilize óleo de hortelã ou qualquer outro produto com sabor a hortelã e os seus problemas de estômago podem ser aliviados. Muitas pessoas mantêm à mão óleo de mentol ou produtos com sabor a hortelã para evitar as náuseas.
Pode aliviar as dores de cabeça
Uma edição publicada pelo Instituto Suíço de Bioinformática refere que a utilização de hortelã pode ajudar a aliviar as dores de cabeça. Os bálsamos à base de hortelã ou o óleo básico de hortelã, quando esfregados na testa e no nariz, podem proporcionar um alívio rápido em caso de dor de cabeça. Esta erva é uma substância naturalmente calmante, pelo que pode aliviar a inflamação que está frequentemente associada a dores de cabeça e enxaquecas.
Pode aliviar o stress
A hortelã pode ser um estimulante natural e só o cheiro pode ser suficiente para melhorar o seu humor. Uma pesquisa feita em 2014 afirma que incluí-la na sua dieta pode ser uma ótima opção se você estiver se sentindo lento, ansioso, deprimido ou simplesmente exausto, as folhas de ervas e seu óleo essencial podem ajudar.
Pode ser ingerido, aplicado topicamente sob a forma de bálsamo ou inalado sob a forma de vapor, e todas estas técnicas podem dar-lhe um impulso muito necessário. Uma forma popular de obter bons resultados de uma forma fácil é colocar algumas gotas de óleo essencial de menta ou óleo de mentol na sua almofada à noite e deixá-lo atuar no seu corpo e mente enquanto dorme.
Pode até experimentar usar um gel de banho de eucalipto e menta, pois é conhecido por refrescar e revigorar o corpo.
Outros benefícios
Para além dos benefícios mencionados acima, a hortelã também é útil das seguintes formas
- As bebidas e os alimentos que contêm esta erva podem proporcionar uma explosão refrescante no verão.
- Uma propriedade peculiar da hortelã que parece bastante contrária aos seus tradicionais efeitos refrescantes e calmantes é o facto de poder induzir a transpiração se consumida durante a febre, quebrando assim a febre e acelerando a taxa de recuperação.
- O sumo de hortelã também pode ser aplicado para curar e acalmar queimaduras.
- Pode também ser benéfico no tratamento do reumatismo.
Adicionar hortelã à sua dieta
As folhas de hortelã são a guarnição perfeita para cocktails, pratos de arroz, arroz de panela e saladas. Pode também adicionar folhas frescas aos seus batidos, sumos e água potável. Aqui estão algumas receitas que pode experimentar com hortelã:
- Receita de Limonada de Laranja com Hortelã e Gengibre
- Receita de Quinoa com sabor a menta
- Cocktails de verão que são bons para a saúde
- Deliciosa Bebida de Créme de Menthe
Efeitos secundários
A hortelã, como muitas outras ervas, tem alguns riscos.
Um estudo publicado na revista Jornal de Doenças do Tórax A investigação também mostra que a utilização excessiva de extractos de hortelã, que é um tipo de hortelã, pode afetar a fertilidade masculina. O mentol é considerado forte e tóxico se tomado em grandes quantidades, por isso consulte o seu médico antes de o incluir na sua dieta regular.
Se pretende utilizar óleos essenciais derivados da menta, sugerimos que consulte um médico especialista.