Índice
Conhecer os melhores substitutos para a fécula de batata pode ser muito útil quando este ingrediente essencial lhe falta na cozinha.
A fécula de batata é derivada da batata e é frequentemente utilizada como espessante em sopas e molhos. Tem a vantagem de ser fácil de adicionar aos pratos à última da hora, para além de não ter sabor e de ser normalmente barata. A fécula de batata também não contém glúten, o que a tornou cada vez mais popular nos últimos anos.
Substitutos da fécula de batata
Os substitutos da fécula de batata podem ser encontrados na maioria das mercearias. A fécula de batata normal está muitas vezes agrupada na secção sem glúten, mas estas outras opções mais saudáveis podem estar espalhadas por diferentes áreas. Os melhores substitutos da fécula de batata incluem a fécula de araruta, a fécula de milho, a fécula de tapioca, a farinha de trigo e a farinha de arroz, entre outras.

Pode utilizar fécula de batata em vez de amido de milho na confeção de bolos. Crédito da fotografia: Shutterstock
Amido de araruta
Este substituto é frequentemente encontrado sob o nome de farinha de araruta, mas são o mesmo produto. Extraído das raízes de uma planta sul-americana, o amido de araruta é um ingrediente popular na culinária vegana. Também é usado em muitas misturas de farinha sem glúten e misturas em caixa, pois adiciona leveza e estrutura no lugar do glúten. A araruta também é popular entre muitas pessoas em dietas especiais que sãoAo substituí-lo, duas colheres de chá de pó de araruta substituem uma colher de sopa de fécula de batata.
Amido de milho
O amido de milho é um derivado do milho, tradicionalmente utilizado para engrossar recheios de tartes e pudins, para além de fazer crostas e massas. Confere aos molhos e recheios um brilho caraterístico, sem grande aglomeração, e é insípido e sem sabor. Pode ser substituído por fécula de batata numa proporção de 1:1.
Amido de tapioca
O amido de tapioca é derivado da raiz da mandioca, a parte mais rica em nutrientes desta planta sul-americana. É também popular no pão sem glúten e em produtos de pastelaria, uma vez que dá à massa uma boa estrutura e uma crosta estaladiça. No entanto, acrescenta um pouco de doçura e mastigação, por isso substitua-o em conformidade.
Farinha de trigo
Se não estiver a evitar o glúten ou os cereais, a farinha de trigo comum também pode ser utilizada como espessante. Ao contrário da fécula de batata, que pode ser adicionada no final de uma receita e continuar a engrossar, a utilização de farinha de trigo requer a preparação de um roux como espessante no início da receita. Caso contrário, a farinha pode cozer demasiado depressa e aglomerar-se, resultando numa textura pouco apetitosa.
Farinha de arroz
A farinha de arroz tem as mesmas propriedades espessantes que a farinha de trigo, mas é uma óptima alternativa para as pessoas que evitam ativamente o consumo de glúten. Tem uma textura leve, sem sabor, e liga bem os ingredientes, impedindo-os de se separarem durante a cozedura. Tal como a farinha de trigo, a farinha de arroz deve ser utilizada como roux e preparada no início da receita.