12 poderosos benefícios do óleo de sésamo para a saúde

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Os poderosos benefícios do óleo de sésamo para a saúde podem incluir a sua capacidade de melhorar a saúde da pele e do cabelo, ajudar no crescimento ósseo, manter uma boa saúde oral e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Pode também ter implicações positivas no controlo da ansiedade e da depressão, na proteção da saúde infantil e na melhoria do processo digestivo.

O que é o óleo de sésamo?

O óleo de sésamo, ou óleo de gingelim, é um óleo comestível derivado das sementes de sésamo. As sementes de sésamo são pequenas sementes castanho-amareladas que se encontram principalmente em África, mas também crescem em menor número no subcontinente indiano. O óleo de sésamo tem um sabor distinto a nozes e pode ser considerado uma alternativa mais saudável a outros óleos vegetais devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

O óleo ganhou bastante popularidade nos últimos anos porque a sua extração é relativamente barata (simples flotação em água quente ou uma variedade de técnicas de prensagem). No entanto, é melhor extraído quando as sementes estão completamente maduras, o que significa que as cascas exteriores rebentam. O desafio é o processamento manual que as sementes de sésamo requerem; haverá sempre mais procura do que oferta.

A quantidade impressionante de vitaminas como a vitamina E e a vitamina K, conforme evidenciado pela Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA, compostos orgânicos e outros componentes benéficos no óleo de sésamo podem ser algumas das razões pelas quais é considerado tão saudável.

Frasco de óleo de sésamo e sementes Crédito da foto: Shutterstock

Factos nutricionais Óleo, de sésamo, para salada ou para cozinhar
Porção: 100 g1 colher de sopa (13,6 g)1 chávena (218 g)1 colher de chá (4,5 g)
Nutriente Valor
Energia 884
Energia [kJ] 3699
Lípidos totais (gordura) [g] 100
Colina, total [mg] 0.2
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg] 1.4
Vitamina K (filoquinona) [µg] 13.6
Ácidos gordos, saturados totais [g] 14.2
16:0 [g] 8.9
18:0 [g] 4.8
Ácidos gordos, monoinsaturados totais [g] 39.7
16:1 [g] 0.2
18:1 [g] 39.3
20:1 [g] 0.2
Ácidos gordos, poli-insaturados totais [g] 41.7
18:2 [g] 41.3
18:3 [g] 0.3
Fitoesteróis [mg] 865
As fontes incluem: USDA

Benefícios para a saúde do óleo de sésamo

Vamos analisar mais detalhadamente os benefícios para a saúde que podem ser obtidos quando se adiciona este óleo à sua dieta.

Pode ajudar nos cuidados do cabelo

O óleo de sésamo pode ter sido tradicionalmente utilizado para melhorar a saúde do cabelo, de acordo com um estudo publicado na revista Revisões de Farmacognosia O estudo realizado em 2014 sobre os componentes bioactivos do óleo de sésamo preto revelou que este pode ajudar a manter a cor natural do cabelo e a minimizar a queda de cabelo. Além disso, os efeitos antibacterianos do óleo de gingelim podem ajudar a eliminar os agentes patogénicos ou corpos estranhos que podem atacar o couro cabeludo ou o cabelo.

Pode ajudar no controlo da diabetes

Um estudo piloto publicado na revista Jornal de Alimentos Medicinais em 2006, descobriram que a adição de óleo de sésamo à dieta pode ajudar a gerir os níveis de glicose no plasma em adultos diabéticos hipertensos, podendo também ser útil na redução da pressão arterial elevada nesta mesma população. São necessários mais estudos realizados numa amostra maior para apoiar estes resultados iniciais.

Pode ajudar nos cuidados da pele

O óleo de gingelim pode ser rico em zinco, uma vez que é extraído de sementes de sésamo ricas em zinco. O zinco é um dos minerais mais importantes para a pele, podendo aumentar a elasticidade e suavidade da pele e reduzir o stress oxidativo, ajudando assim a reduzir o aparecimento de manchas da idade e o envelhecimento prematuro.

Um estudo de 2018 realizado por investigadores da Universidade Estadual da Califórnia, nos EUA, revelou que a aplicação tópica de óleo de sésamo na pele pode ajudar a criar uma camada protetora e a proteger a pele dos raios UV nocivos. Em alguns locais, o óleo de sésamo foi mesmo utilizado para tratar doenças fúngicas na pele.

Pode proteger a saúde do coração

O óleo de sésamo é um óleo amigo do coração devido ao seu teor de ácidos gordos. De acordo com uma investigação realizada e publicada no estudo "Effect of sesame oil on serum and liver lipid profiles in the rat" (Efeito do óleo de sésamo no perfil lipídico do soro e do fígado do rato), o óleo pode reduzir os níveis de colesterol mau, uma vez que pode conter uma vasta gama de ácidos gordos polinsaturados, incluindo sesamol e sesamina. Estes ácidos gordos mantêm o sistema cardiovascular forte e oOs níveis de colesterol LDL são baixos, prevenindo assim a aterosclerose. Poderá estar mais protegido contra um ataque cardíaco e um AVC se adicionar o óleo à sua dieta; no entanto, são necessários mais estudos para comprovar estas descobertas iniciais.

Pode melhorar a qualidade dos ossos

O cobre e o cálcio, dois minerais potencialmente presentes no sésamo, são essenciais para o crescimento dos ossos no corpo. Os mecanismos presentes no sésamo podem ajudar a acelerar a cura ou o crescimento dos ossos. À medida que envelhece, o óleo de sésamo pode ajudá-lo a evitar a osteoporose e várias fraquezas nos ossos relacionadas com a idade.

Pode aliviar a ansiedade

A tirosina, presente no óleo de gergelim, tem sido diretamente relacionada com a atividade da serotonina no cérebro. O aumento da atividade pode ajudar a melhorar o humor, inundando o corpo com enzimas e hormonas que fazem com que uma pessoa se sinta feliz. Por outras palavras, quando sofre de ansiedade ou depressão, o óleo de gergelim pode dar-lhe um impulso positivo e mudar o seu humor.

Pode melhorar a saúde oral

O óleo de sésamo ou de gengibre pode ser altamente recomendado em Ayurvédica Com o óleo de sésamo, este processo pode ter sido diretamente relacionado com dentes mais brancos, níveis mais baixos de placa dentária e proteção contra certos mutantes de estreptococos que nos podem deixar muito doentes. O poderoso antibacterianoO efeito do óleo pode ser a principal razão para este aumento da saúde dentária.

Pode ter potencial anticancerígeno

Estudos sugerem que o óleo de sésamo pode ser rico em sesamol lignano e sesamina, que podem ajudar a induzir a apoptose e a impedir o crescimento de células cancerígenas no caso do cancro do cólon.

O óleo de gingelim pode conter um composto orgânico chamado fitato, que pode proteger contra o cancro. Além disso, os níveis de ácido linoleico no óleo são elevados. Este mineral essencial pode ter sido principalmente associado à redução das hipóteses de cancro colorrectal. No entanto, são necessárias mais investigações e provas científicas.

Pode aumentar a circulação & Metabolismo

Com uma percentagem significativa de cobre no óleo de sésamo, pode permitir que o seu corpo trabalhe para obter uma quantidade adequada, mas não excessiva, destes minerais e, por conseguinte, o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos, garantindo um estilo de vida mais saudável.

O óleo de sésamo, ou óleo de gingela, é um óleo comestível derivado das sementes de sésamo.

Pode reduzir a inflamação

O óleo de sésamo é rico em cobre, uma substância anti-inflamatória natural. O cobre pode ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto causados pela gota e pela artrite. O mineral também pode reduzir o inchaço das articulações e fortalece os ossos e os vasos sanguíneos. Incluir este óleo rico em cobre na sua dieta pode ajudar a manter a sua estrutura forte e robusta durante muitos anos sem qualquer inflamação dolorosa.

Pode prevenir danos no ADN

O óleo pode conter um fitoquímico dietético chamado sesamol, que tem propriedades antioxidantes. De acordo com um estudo publicado na revista Toxicologia e farmacologia ambiental estas propriedades antioxidantes podem ajudar a proteger contra os danos no ADN induzidos pela radiação.

Pode ajudar no crescimento do bebé

Um relatório publicado no Jornal Indiano de Investigação Médica podem sugerir que a utilização de óleos como os óleos de ervas, óleo de mostarda e óleo de sésamo para massajar os bebés pode ajudar a impulsionar o crescimento. Pode também aumentar a circulação sanguínea e induzir um sono adequado após a massagem nos bebés.

Utilizações do óleo de sésamo

  • O óleo é utilizado na culinária e é mais comummente utilizado na cozinha asiática, incluindo pratos chineses, japoneses e do sudeste asiático, bem como na cozinha do Médio Oriente.
  • Pode consumi-lo cru, regando-o sobre legumes assados ou em saladas.
  • Pode ser utilizado em massagens, devido aos seus efeitos benéficos para o corpo e para a pele.
  • É um óleo muito procurado, mesmo como óleo de base para vários produtos cosméticos.

Palavra de cautela: Se estiver a tomar medicamentos anticoagulantes ou para afinar o sangue, deve falar com o seu médico antes de adicionar o óleo de sésamo à sua dieta. Este reduz a tensão arterial e afina o sangue, pelo que a sua combinação pode ser potencialmente perigosa. Caso contrário, desfrute-o como quiser. Boa cozinha!

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.