Índice
Os benefícios para a saúde do óleo essencial de niaouli podem ser atribuídos às suas potenciais propriedades como analgésico, antirreumático, antissético, bactericida, balsâmico, cicatrizante, descongestionante, expetorante, febrífugo, inseticida, estimulante, vermífugo e vulnerário.
O niaouli é uma grande árvore perene com o nome botânico de Melaleuca Viridiflora Devido às suas propriedades desinfectantes e anti-sépticas, é amplamente utilizado numa grande variedade de cosméticos, tais como loções, cremes, sabonetes e pastas de dentes.
O óleo essencial de niaouli é extraído por destilação a vapor das suas folhas frescas e dos seus ramos tenros. Os principais componentes deste óleo são o alfa-felandreno, o alfa-pineno, o beta-pineno, o cineol, o gama-terpineol, o limoneno, o linalol e a piperitona.
Vamos agora investigar as propriedades medicinais deste óleo com um pouco mais de pormenor.
Benefícios para a saúde do óleo essencial de Niaouli
Possivelmente um analgésico
A propriedade analgésica deste óleo torna-o um excelente analgésico. Pode eliminar a dor induzindo dormência nos nervos e dessensibilizando a área. É muito eficaz no alívio da dor de cabeça, enxaquecas, dores de dentes, dores de ouvidos e dores musculares e articulares, bem como dores devido a entorses.
Pode ter propriedades anti-reumáticas
Este óleo pode estimular a circulação do sangue e da linfa, impedindo assim a acumulação de ácido úrico nas articulações e levando calor a várias partes do corpo. Estes dois factores em conjunto ajudam a aliviar o reumatismo, a artrite e a gota.
Possivelmente anti-sético
As feridas abertas são propensas a infecções, uma vez que as bactérias, os fungos e outros micróbios têm uma grande probabilidade de entrar na corrente sanguínea através destas feridas. As bactérias também residem no trato urogenital, no cólon, na próstata, nos intestinos e nos rins e causam infecções na uretra e noutras partes sensíveis do corpo. O óleo essencial de Niaouli, graças às suas propriedades anti-sépticas, pode inibir as bactériascrescimento nessas áreas e proporciona uma boa proteção contra a septicemia, o tétano e as infecções dos outros órgãos internos.
O niaouli é uma árvore da família Myrtaceae, que também inclui o cravinho e a murta. Crédito da fotografia: Shutterstock
Potencialmente bactericida
Este óleo pode matar as bactérias e inibe o crescimento bacteriano e as infecções.
Pode atuar como agente balsâmico
Este óleo pode favorecer o crescimento e melhorar a saúde, promovendo a absorção e a distribuição adequadas dos nutrientes no corpo. Também aumenta a força.
Possivelmente um Cicatrizante
As pessoas não gostam de ver cicatrizes no rosto ou na pele. Talvez já tenha experimentado os cremes e loções existentes no mercado, mas não obteve resultados. Se está a perder a esperança de alguma vez ter uma pele limpa, porque não experimenta usar o óleo de niaouli? Como cicatrizante, diminui as cicatrizes e as marcas deixadas pelo acne, espinhas ou varíola na pele. Este óleo também acelera o crescimento de novos tecidos e células emEstes novos tecidos substituirão os tecidos velhos e danificados das cicatrizes, pelo que estas acabarão por desaparecer.
Potencialmente descongestionante
Este óleo essencial abre também a congestão dos pulmões, dos brônquios, da laringe, da faringe, da traqueia e das vias nasais, eliminando a deposição de catarro nessas zonas, o que ajuda a respirar melhor e a garantir um bom sono ao fim do dia.
Talvez um expetorante
A propriedade expetorante deste óleo pode soltar as deposições endurecidas de fleuma ou catarro nos pulmões, brônquios, laringe, faringe, traqueia e nas vias nasais, aliviando assim o peso no peito, bem como a tosse e a congestão.
Pode atuar como um febrífugo
Este óleo ajuda a baixar a temperatura do corpo durante as febres, combatendo as infecções que causam a febre e promovendo a transpiração. Isto também ajuda a desintoxicar o sangue até certo ponto, promovendo assim um alívio mais rápido da febre.
Possivelmente um inseticida
Mata os insectos (exceto as baratas e alguns outros sobreviventes muito teimosos) e também os mantém afastados. Pode ser utilizado em sprays e vaporizadores para conseguir este efeito e manter a sua área livre de insectos.
Pode atuar como estimulante
É um estimulante para os sistemas que funcionam no interior do corpo. O óleo de Niaouli pode estimular a circulação sanguínea, bem como a secreção de hormonas, enzimas e outros sucos, ao mesmo tempo que estimula os processos metabólicos, incluindo a digestão, a absorção e a excreção. Desta forma, estimula o crescimento e reforça a imunidade.
Possivelmente um vermífugo
O óleo essencial de Niaouli pode matar os vermes intestinais, sendo eficaz tanto nos vermes redondos como nas ténias. A presença de vermes obstrui o crescimento físico e mental normal e também interfere com a absorção de nutrientes pelo organismo. A utilização deste óleo pode eliminar esta obstrução do crescimento, eliminando os vermes responsáveis pela doença. Também pode ser administrado com segurança a crianças quesofrem de lombrigas mais frequentemente do que os adultos.
Possivelmente um Vulnerário
O óleo essencial de niaouli ajuda a cicatrizar mais rapidamente as feridas e pode mantê-las protegidas de infecções quando aplicado externamente nas feridas, misturado com qualquer loção ou creme. Este óleo é igualmente benéfico na cicatrização de feridas internas, cortes e úlceras. Ativa os leucócitos e as partículas de plaquetas no local infetado e evita a intrusão de micróbios. O desinfetanteA propriedade deste óleo inibe as infecções microbianas ou o crescimento no local afetado.
Outros benefícios
Tonifica o sistema digestivo, cura infecções cutâneas, descongestiona a pele oleosa e pode ser utilizado como antídoto contra picadas e ferroadas de insectos. É também eficaz contra furúnculos, abcessos, acne e erupções cutâneas.
Palavra de cautela: É uma substância não tóxica, não sensibilizante e não irritante. Não foram encontradas outras ameaças potentes.
Mistura: O óleo essencial de niaouli mistura-se bem com os óleos essenciais de coentros, funcho, zimbro, alfazema, lima, pinho e hortelã-pimenta.