13 Benefícios impressionantes das cebolas

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Os impressionantes benefícios das cebolas para a saúde podem incluir a sua possível capacidade de prevenir e aliviar os sintomas de cancro, doenças cardíacas e diabetes. Também ajudam no tratamento da constipação comum, asma, infecções bacterianas, problemas respiratórios, angina e tosse.

O que são cebolas?

Cebolas ( Allium cepa ) são vegetais utilizados para fins culinários e medicinais há milénios, que contêm uma série de compostos antioxidantes muito eficazes na neutralização dos radicais livres presentes no organismo humano.

As cebolas são uma planta básica na dieta dos seres humanos há mais de 7000 anos e, durante grande parte desse tempo, foram cultivadas. Ainda existem espécies selvagens em certas zonas da Ásia, mas, de um modo geral, as cebolas são uma planta cultivada e cultivada a nível mundial. Ao longo da história, foram adoradas por certas culturas, como os egípcios, que as enterraram com o seu faraó. Este fascínio pelas cebolaspode ter origem na sua versatilidade e disponibilidade ou nas suas propriedades medicinais e benéficas.

As potenciais propriedades antibacterianas da cebola podem incluir extensas aplicações antifúngicas, que a tornaram um nome familiar no alívio antifúngico. As plantas de cebola podem ser cultivadas em solo bem drenado e húmido. Pode mesmo cultivá-la no seu quintal ou jardim para colher os seus benefícios para a saúde. As cebolas constituem uma parte importante de muitas preparações culinárias em cozinhas de todo o mundo e são também conhecidascomo "plantas companheiras", o que significa que se desenvolvem bem à volta de outros legumes e plantas.

As cebolas são conhecidas pelo seu valor curativo desde a antiguidade. Até mesmo a Organização Mundial de Saúde confirma que são benéficas para as pessoas com apetite reduzido e para as que sofrem de aterosclerose. Os especialistas em saúde reconhecem o facto de as cebolas proporcionarem um grande alívio para os doentes com asma crónica, bronquite alérgica e síndromes de tosse comuns relacionadas com a constipação.

Factos nutricionais Cebolas, cruas
Porção: 100 g1 chávena, picada (160 g)1 chávena, fatiada (115 g)1 colher de sopa, picada (10 g)1 grande (150 g)1 fatia, grande (1/4" espessura) (38 g)1 média (2-1/2" diâmetro) (110 g)1 fatia, média (1/8" espessura) (14 g)1 pequena (70 g)1 fatia, fina (9 g)1 anéis (60 g)
Nutriente Valor
Água [g] 89.11
Energia 40
Energia [kJ] 166
Proteína [g] 1.1
Lípidos totais (gordura) [g] 0.1
Cinzas [g] 0.35
Hidratos de carbono, por diferença [g] 9.34
Fibra, total da dieta [g] 1.7
Açúcares, total incluindo NLEA [g] 4.24
Sacarose [g] 0.99
Glucose (dextrose) [g] 1.97
Frutose [g] 1.29
Cálcio, Ca [mg] 23
Ferro, Fe [mg] 0.21
Magnésio, Mg [mg] 10
Fósforo, P [mg] 29
Potássio, K [mg] 146
Sódio, Na [mg] 4
Zinco, Zn [mg] 0.17
Cobre, Cu [mg] 0.04
Manganês, Mn [mg] 0.13
Selénio, Se [µg] 0.5
Fluoreto, F [µg] 1.1
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg] 7.4
Tiamina [mg] 0.05
Riboflavina [mg] 0.03
Niacina [mg] 0.12
Ácido pantoténico [mg] 0.12
Vitamina B-6 [mg] 0.12
Folato, total [µg] 19
Folato, alimentos [µg] 19
Folato, DFE [µg] 19
Colina, total [mg] 6.1
Betaína [mg] 0.1
Caroteno, beta [µg] 1
Vitamina A, UI [UI] 2
Luteína + zeaxantina [µg] 4
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg] 0.02
Tocotrienol, alfa [mg] 0.04
Vitamina K (filoquinona) [µg] 0.4
Ácidos gordos, saturados totais [g] 0.04
14:0 [g] 0
16:0 [g] 0.03
18:0 [g] 0
Ácidos gordos, monoinsaturados totais [g] 0.01
18:1 [g] 0.01
Ácidos gordos, poli-insaturados totais [g] 0.02
18:2 [g] 0.01
18:3 [g] 0
Fitoesteróis [mg] 15
Triptofano [g] 0.01
Treonina [g] 0.02
Isoleucina [g] 0.01
Leucina [g] 0.03
Lisina [g] 0.04
Metionina [g] 0
Cistina [g] 0
Fenilalanina [g] 0.03
Tirosina [g] 0.01
Valina [g] 0.02
Arginina [g] 0.1
Histidina [g] 0.01
Alanina [g] 0.02
Ácido aspártico [g] 0.09
Ácido glutâmico [g] 0.26
Glicina [g] 0.03
Prolina [g] 0.01
Serina [g] 0.02
As fontes incluem: USDA

Cebolas Factos nutricionais

As cebolas têm muitas aplicações medicinais valiosas devido aos nutrientes, vitaminas, minerais e compostos orgânicos nelas contidos, incluindo a presença de compostos sulfúricos e quercetina. Estes vegetais também contêm minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio, selénio e fósforo, e são uma boa fonte de vitamina C, vitamina B6 e fibra dietética.

Benefícios da cebola para a saúde

A cebola, sendo uma planta tão adaptável, é uma óptima fonte de nutrientes essenciais de que o nosso corpo necessita. Vamos explorar os benefícios mais valiosos e conhecidos da cebola para a saúde.

Pode ajudar nos cuidados orais

As cebolas são frequentemente utilizadas para prevenir cáries dentárias e infecções orais. Mastigar cebolas cruas durante 2 a 3 minutos pode potencialmente matar todos os germes presentes na área oral e nas áreas circundantes, como a garganta e os lábios.

Pode aumentar a imunidade

Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas cebolas actuam como estimulantes da vitamina C no organismo. A vitamina C reforça o sistema imunitário, combatendo as toxinas e vários corpos estranhos que podem provocar doenças e enfermidades.

Pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas

As cebolas actuam como potenciais anticoagulantes, também conhecidos como diluentes do sangue, que impedem que os glóbulos vermelhos formem aglomerados. De acordo com um relatório do Dr. Barry S. Kendler, do Manhattan College, o uso de certas formulações de alho e/ou cebola está positivamente ligado à prevenção e redução do risco de doença aterosclerótica. Estes bloqueios e coágulos podem levar a doenças cardíacas oudoenças cardiovasculares.

As cebolas contêm antioxidantes e compostos que combatem a inflamação. Crédito da foto: Shutterstock

Pode ajudar a gerir a diabetes

As cebolas contêm crómio, que é um mineral relativamente pouco comum nos alimentos. O crómio ajuda o organismo a gerir os níveis de açúcar no sangue e assegura uma libertação lenta e gradual da glicose para os músculos e as células do corpo. Além disso, num relatório de investigação publicado na Jornal Indiano de Fisiologia e Farmacologia No estudo de um estudo sobre a diabetes, verificou-se que o sumo de cebola, quando administrado a pessoas com diabetes juntamente com a comida, ajudava a controlar eficazmente a hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue).

Possivelmente utilizado como repelente de insectos

Pode aplicar sumo de cebola para reduzir a dor causada por picadas de abelhas. O sumo ou pasta de cebola fresca pode ser utilizado para aplicações externas em picadas de insectos e picadas de escorpião. O cheiro da cebola também pode fazer com que os insectos fujam, razão pela qual pode ser utilizada como repelente de insectos e como forma de tratamento de picadas.

Pode ter potencial anticancerígeno

As cebolas são ricas em compostos activos que inibem com sucesso o desenvolvimento e a propagação de células cancerosas. Possuem uma quantidade significativa de quercetina, que é um antioxidante muito poderoso, consistentemente ligado à prevenção ou redução da propagação do cancro. Estudos publicados na Cancer Prevention Research mostraram que o consumo de vegetais como as cebolas e o alho, que pertencem àa Allium A família ajuda a prevenir os cancros, nomeadamente os cancros do trato gastrointestinal.

A vitamina C, presente nas cebolas, é também um forte antioxidante que pode reduzir a presença e o impacto dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são os subprodutos químicos do metabolismo celular e podem causar a mutação de células saudáveis em células cancerígenas. Qualquer alimento rico em antioxidantes, que neutralizam estes radicais livres, pode ser benéfico para a saúde de todos.

Pode aliviar dores de ouvido

Algumas gotas de sumo de cebola podem revelar-se extremamente benéficas para as pessoas que sofrem de dores de ouvido agudas. O zumbido no ouvido pode ser curado aplicando sumo de cebola através de um pedaço de algodão.

Pode ajudar nos cuidados da pele

O sumo de cebola misturado com mel ou azeite é considerado o melhor método para tratar os sintomas ou sinais de acne. É também potencialmente anti-inflamatório por natureza, pelo que os compostos activos podem reduzir a vermelhidão e o inchaço que estão normalmente associados a condições de pele como o acne. As cebolas também ajudam a reduzir a dor e a inflamação associadas a condições como a gota e a artrite.

Pode tratar a tosse

O consumo de uma mistura igual de sumo de cebola e mel pode aliviar as dores de garganta e os sintomas de tosse.

Pode aumentar o desejo sexual

Uma colher de sopa de sumo de cebola, juntamente com uma colher de sumo de gengibre, tomada três vezes por dia, pode aumentar a libido e o desejo sexual.

Pode tratar a anemia

Até mesmo as condições anémicas podem ser melhoradas comendo cebolas juntamente com açúcar mascavado e água, porque isto aumenta o conteúdo mineral do corpo, especialmente o ferro, que é uma parte essencial da produção de novos glóbulos vermelhos. Por conseguinte, a anemia, também conhecida como deficiência de ferro, pode ser evitada incluindo a cebola na sua dieta.

Pode aliviar as dores de estômago

As cebolas têm propriedades potencialmente anti-inflamatórias e antibacterianas que podem aliviar a dor de estômago e as síndromes gástricas relacionadas, devido às saponinas que se encontram nelas. Estas saponinas têm capacidades anti-espasmódicas, que asseguram que os distúrbios estomacais não continuam e que os intestinos estão limpos e a funcionar sem problemas.

Pode tratar distúrbios urinários

Para quem sofre de sensação de ardor ao urinar, as cebolas podem proporcionar um alívio considerável. As pessoas que sofrem desta condição devem beber água fervida com 6 a 7 gramas de cebolas.

De acordo com a Peace Health, a cebola é utilizada há muito tempo para reduzir o risco de várias doenças, como tumores, tosse persistente e constipação. Os médicos consideram esta forma vegetal como um remédio caseiro perfeito para aliviar vários distúrbios e doenças metabólicas. A Peace Health afirma ainda que o consumo de cebola pode até ajudar na prevenção do cancro do estômago e da mama.

Pode aliviar a asma

Estudos médicos revelaram que estes compostos sulfúricos impedem a formação de cadeias bioquímicas que podem levar a condições asmáticas. O conteúdo sulfúrico das cebolas pode facilitar a fusão da fleuma num paciente que sofra de tosse intensa. O sumo de cebola fresca é recomendado para pacientes que perderam a consciência, devido ao seu aroma e qualidades inalantes, que podem induzir imediatamentevigor e energia.

Utilizações culinárias

No que diz respeito ao papel das cebolas nas diversas delícias culinárias, elas são utilizadas há milhares de anos em muitas preparações alimentares. São especialmente utilizadas na preparação de alimentos não vegetarianos, para disfarçar o sabor e o cheiro ásperos da carne. Estes legumes em forma de bolbo podem ser consumidos crus, em conserva em vinagre, fritos em óleo, assados ou cozidos.

São, sem dúvida, uma bênção para a humanidade e, embora por vezes nos façam chorar, os múltiplos benefícios para a saúde compensam-no!

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.