Como é que o chá verde ajuda a perder peso facilmente

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

O chá verde é uma tradição antiga na China há vários séculos. O chá tem vários benefícios para a saúde, de acordo com a medicina tradicional chinesa, e é conhecido por ajudar a perder peso. É considerado uma das bebidas mais saudáveis devido à sua elevada concentração de antioxidantes e nutrientes, que afectam o corpo de diferentes formas. É talvez mais conhecido por contergalato de epigalocatequina, um composto diretamente relacionado com o aumento do metabolismo, para além da cafeína, de outras catequinas e de compostos polifenólicos, que podem ajudar a melhorar o funcionamento dos órgãos e a prevenir a inflamação.

Perder peso pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente se a obesidade for causada por outras condições médicas, medicamentos, lesões ou distúrbios hormonais. Melhorar a capacidade do corpo para queimar gordura é um dos passos fundamentais para perder peso e mantê-lo. Em conjunto com uma dieta e exercício adequados, o aumento da eficiência metabólica e do potencial de queima de gordura levará à perda deO chá verde pode fornecer esse impulso energético ao mesmo tempo que afecta vários outros aspectos da saúde que podem ajudar nos seus objectivos de perda de peso.

Benefícios do chá verde para a perda de peso

Utilizar o chá verde para emagrecer é uma boa ideia, pois irá abrandar a deposição de gordura, aumentar a queima de gordura para obter energia utilizável, eliminar a gordura abdominal, otimizar a digestão, reduzir o açúcar no sangue e fortalecer o sistema imunitário.

Uma bebida saudável pode ajudá-lo a gerir o seu peso. Crédito da fotografia: Shutterstock

Aumenta a energia

Uma das melhores funções do galato de epigalocatequina, encontrado em altas concentrações no chá verde, é a sua capacidade de inibir certas enzimas no corpo que quebram hormonas críticas. Mais especificamente, esta catequina permite que os níveis de norepinefrina aumentem, o que ajuda o corpo a começar a quebrar as células de gordura para obter energia utilizável.

Melhora a eficiência do exercício

Numerosos estudos de investigação demonstraram que o chá verde, bem como o extrato de chá verde, podem aumentar a atividade de queima de gorduras do corpo, tornando-o uma bebida popular antes de um treino. Quando o corpo já está a trabalhar arduamente para queimar calorias, o chá verde pode empurrá-lo ainda mais, ajudando-o a tirar o máximo partido de cada ida ao ginásio.

Estimula o Metabolismo

As catequinas e a cafeína presentes no chá verde podem aumentar o metabolismo a longo prazo. O consumo de chá verde ajuda a aumentar a queima passiva de calorias e melhora a circulação.

Queima a gordura abdominal

É difícil livrar-se da gordura abdominal, cientificamente conhecida como gordura visceral, que é o tecido adiposo que se forma em torno dos órgãos do tronco e que pode aumentar o risco de problemas de saúde. A investigação demonstrou que a queima de gordura provocada pelo chá verde afecta predominantemente este tipo de gordura perigosa.

Gestão da diabetes

A diabetes é uma das condições mais comuns que acompanham a obesidade, mas beber chá verde pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a manter esta condição sob controlo, o que facilita a perda de peso e mantém o seu metabolismo consistentemente elevado.

Reforça o sistema imunitário

Um sistema imunitário enfraquecido conduz a um aumento da inflamação, a um funcionamento deficiente dos órgãos e a uma perda de recursos e de energia. O chá verde é conhecido por proteger o sistema imunitário e garantir que você (e o seu metabolismo) podem funcionar no seu potencial máximo.

Melhora a digestão

Problemas de digestão podem levar a uma má absorção de nutrientes, cólicas, inchaço, obstipação, inflamação, incapacidade de ser fisicamente ativo, desconforto e stress. Estes factores podem afetar negativamente os esforços de perda de peso. Assim, beber chá verde pode ajudar a desintoxicar o sistema digestivo e melhorar as suas funções, o que, por sua vez, ajuda o corpo a gerir a absorção de nutrientes de forma mais eficiente.

Que quantidade de chá verde consumir para perder peso?

Se estiver a utilizar o chá verde para perder peso, deve beber pelo menos 2-3 chávenas de chá verde por dia para que os efeitos sejam perceptíveis. A quantidade de cafeína e catequinas encontrada no chá verde é significativa, mas para o impulso metabólico necessário para perder peso, são necessários pelo menos 200 miligramas de catequinas por dia. 2-3 chávenas de chá verde devidamente preparado fornecerão aproximadamente 230-350 miligramas deA cafeína presente no chá verde é muito inferior à do café, mas pode ter efeitos negativos quando consumida em grandes quantidades, pelo que não se recomenda o consumo excessivo de chá verde.

Efeitos secundários do consumo de chá verde

Os efeitos secundários do consumo de chá verde incluem pressão arterial elevada, problemas de estômago, problemas de hemorragia, perda de minerais, ansiedade e flutuação do açúcar no sangue. Alguns destes potenciais efeitos secundários podem ter um impacto negativo nos esforços de perda de peso, tais como problemas digestivos, diabetes e stress, por isso não se esqueça de falar com o seu médico antes de fazer do chá verde uma grande parte do seu plano de perda de peso.

  • Pressão arterial - Se já tem problemas de tensão arterial elevada, o teor de cafeína do chá verde pode agravar esses problemas, especialmente se beber 3 chávenas deste chá por dia.
  • Problemas de sangramento - Os nutrientes do chá verde podem atuar como anticoagulantes, por isso, se tiver um distúrbio hemorrágico ou se já estiver a tomar anticoagulantes, é melhor evitar o chá verde.
  • Dificuldade gastrointestinal - A cafeína pode causar estragos no estômago quando consumida em grandes quantidades, provocando vómitos, diarreia, cãibras, refluxo ácido e síndrome do intestino irritável. Se tem um estômago sensível e normalmente evita a cafeína, comece com 1 chávena por dia.
  • Perda de minerais - Uma das propriedades invulgares do chá verde é o seu impacto nos níveis de cálcio no organismo; mais especificamente, aumenta a expulsão de cálcio na urina, o que pode enfraquecer os ossos ao longo do tempo. Não se esqueça de complementar a sua dieta com alimentos ricos em cálcio para compensar este efeito.
  • Ansiedade - A cafeína, apesar de estar presente em quantidades relativamente pequenas no chá verde, pode agravar os sintomas de ansiedade e insónias, pelo que deve vigiar cuidadosamente o seu estado de espírito e a sua ingestão.
  • Diabetes - Os ingredientes activos do chá verde podem baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é bom para os diabéticos, mas pode ser perigoso se já estiver a tomar medicação ou injecções de insulina para a diabetes.

Como preparar o chá verde?

A preparação do chá verde é muito simples, necessitando apenas de chá de folhas soltas ou de uma saqueta de chá verde. Se possível, deve comprar chá verde que tenha sido cultivado na China ou no Japão, uma vez que estes países têm a mais longa tradição de cultivo e colheita de folhas de chá verde da mais alta qualidade.

Como fazer chá verde: receita fácil

Um chá verde rico em antioxidantes que pode levantar o seu espírito! 0 de 0 votos Imprimir Pin Classificar Curso: Chá Cozinha: Chinesa, Asiática Palavra-chave: Chá Verde Aparelho: Coador de chá, bule Tempo de preparação: 3 minutos Tempo de maceração: 3 minutos Tempo total: 3 minutos Porções: 1 chávena Autor: Raksha Hegde

Ingredientes

  • 1 saqueta de chá verde ou
  • 1 colher de chá de chá verde de folhas soltas
  • 1 chávena de água filtrada
  • 1 colher de chá de mel biológico opcional
  • 1 rodela de limão opcional

Instruções

  • Ferva a água numa panela pequena e deixe-a arrefecer durante 1-2 minutos. A chávena ideal de chá verde deve ser infundida ligeiramente abaixo da temperatura de ebulição.
  • Coloque as folhas soltas ou o saquinho de chá numa chávena e verta lentamente a água quente.
  • Deixar o chá em infusão durante 2-3 minutos antes de retirar a saqueta de chá.
  • Adicione uma rodela de limão ou mel. O limão pode ajudar a aumentar a biodisponibilidade das catequinas e dos antioxidantes no organismo, o que o torna um complemento ideal para uma chávena de chá verde.
  • Servir e saborear!

Como beber?

O chá verde é melhor quando servido sem leite, porque muitos dos compostos gordos do leite se ligam aos ingredientes activos e flavonóides do chá verde, dificultando a sua absorção pelo organismo e anulando os possíveis benefícios para a saúde.

Estudos demonstraram que aquecer rapidamente uma chávena de chá morno no micro-ondas pode aumentar a disponibilidade de catequinas, em vez de beber o chá quando já não está quente.

Para garantir os melhores resultados ao beber chá verde para perda de peso, é também melhor usar saquetas de chá relativamente frescas que tenham sido armazenadas num local fresco e escuro durante menos de 6 meses. Após este ponto, alguns dos nutrientes e ingredientes activos começarão a perder a sua potência, tornando o chá mais fraco e menos eficaz para a perda de peso.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.