Como fazer chá de alecrim & Benefícios

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

O alecrim pode ser uma das ervas mais veneradas ao longo da nossa história. Acreditava-se que continha poderosos benefícios medicinais com poderes quase mágicos. Agora, a ciência está a dizer-nos que os poderosos compostos bioactivos da erva podem, de facto, conferir-lhe propriedades medicinais potentes, desde o tratamento da queda de cabelo até ao tratamento de doenças crónicas como a diabetes e a doença de Alzheimer.formas cómodas de tomar a erva.

O que é o chá de alecrim?

O chá de alecrim é feito através da infusão das folhas e do caule da erva de alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis Nativa da região mediterrânica, esta erva pode ser uma das mais populares do mundo para uso culinário e pode ter sido utilizada na cura natural durante milhares de anos. Muitos dos impressionantes benefícios para a saúde do chá de alecrim provêm do ácido cafeico e do seu derivado ácido rosmarínico. Pode também conter ácido salicílico, potássio e vários agentes antimicrobianos, antibacterianos e antioxidantescompostos.

Ver vídeo: 5 benefícios surpreendentes do chá de alecrim

5 benefícios surpreendentes do chá de alecrim

Como fazer chá de alecrim?

O chá de alecrim pode ser feito muito facilmente com alguns ramos de alecrim, água quente e uma pitada de adoçantes naturais, como mel ou açúcar. Ao contrário de muitos chás de ervas que requerem apenas as folhas a serem mergulhadas para uma mistura de chá, o chá de alecrim é feito mergulhando tanto as folhas como os caules do alecrim. Este chá pode ser feito com folhas frescas ou secas, e pode até ser feito através de pófolhas, embora isto seja menos comum.

Desfrute dos efeitos calmantes desta infusão de ervas aromáticas! 4.29 de 7 votos Imprimir Pin Classificar Curso: Bebidas Cozinha: Mediterrânica Palavra-chave: chá de alecrim Equipamento: Fogão Tempo de preparação: 10 minutos Tempo de cozedura: 10 minutos Tempo total: 20 minutos Porções: 1 chávena Autor: Ishani Bose

Ingredientes

  • 1 colher de chá de alecrim (seco, fresco ou em pó)
  • 1 chávena de água (filtrada)
  • 1 colher de chá de mel ou açúcar (se desejado)

Instruções

  • Para preparar o chá de alecrim, ferva a água numa panela pequena e reduza o lume.
  • Adicione a erva de alecrim à água e deixe-a em infusão durante 5-6 minutos.
  • Depois de pronto, desligue o fogão e deixe arrefecer durante algum tempo. Em seguida, coe a mistura para uma chávena de chá. Se quiser adicionar um adoçante, pode adicionar uma colher de chá de mel ou açúcar, conforme a sua preferência.

Notas

Se deixar o chá em infusão durante mais de 10 minutos, não só irá extrair mais óleos e nutrientes saudáveis, como também tornará o chá mais forte e dar-lhe-á um sabor amargo. Se utilizar um ramo fresco de chá de alecrim, não precisará de o filtrar, uma vez que deixará automaticamente as agulhas de alecrim no caule antes de o adicionar à água a ferver para o preparar.alecrim, certifique-se de que não utiliza mais do que uma colher de chá de folhas de chá por cada chávena de água a ferver.

Benefícios do chá de alecrim

Beber chá de alecrim pode ser potencialmente útil para pessoas que sofrem de Alzheimer, demência, artrite, dor crónica, perda de cabelo, ansiedade, stress, depressão, doença inflamatória intestinal e uma série de condições de pele. O chá de alecrim pode ter muitos benefícios para oferecer, alguns dos quais estão listados abaixo;

Pode ajudar nos cuidados com a pele

Os compostos encontrados no chá de alecrim podem ser bem conhecidos por melhorarem o aspeto da pele, especialmente na prevenção dos danos induzidos pelos raios UV, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Uma revisão sobre plantas utilizadas para tratar doenças da pele, publicada na Revisões de Farmacognosia Para além dos danos causados pelos raios UV, o alecrim pode também ser eficaz no tratamento do acne.

Pode melhorar a circulação

O chá de alecrim pode ser conhecido como uma substância estimulante para o sistema circulatório porque tem propriedades anticoagulantes, semelhantes às da aspirina, o que pode melhorar o fluxo de sangue através do corpo, o que pode ajudar a evitar a coagulação excessiva do sangue que pode levar a derrames e ataques cardíacos.

Pode aumentar a função cognitiva

O alecrim pode ter sido sempre associado à memória. A investigação diz-nos agora que a própria erva pode ter benefícios que vão para além do seu uso simbólico. Vários estudos mostraram que o alecrim pode melhorar a função cognitiva, particularmente a memória. Pode ser um remédio herbal particularmente útil para pessoas com Alzheimer. Jornal de Farmacologia O estudo de caso de um cientista, o Dr. K., pode ter encontrado efeitos significativos da água de alecrim na cognição, sendo particularmente benéfica para a atividade cerebral associada ao fluxo sanguíneo. O estudo mostrou que pode melhorar a memória até 15%.

Pode ajudar na digestão

As propriedades antiespasmódicas e carminativas do chá de alecrim podem torná-lo ideal para pessoas que sofrem de diarreia, inchaço e cólicas abdominais. Este chá de ervas pode ter sido usado para resolver problemas digestivos durante gerações e também pode melhorar a absorção de nutrientes, aliviando a inflamação no intestino. Pesquisa publicada no Revista de Investigação em Ciências Farmacêuticas podem indicar que o extrato de alecrim pode ser eficaz no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

O alecrim é uma erva perene utilizada como tempero em cozinhas étnicas. Crédito da foto: Shutterstock

Pode curar a inflamação

Um dos principais ingredientes deste poderoso chá pode ser o ácido carnósico. A investigação demonstrou que este pode reduzir os níveis de ácido nítrico no corpo, que pode ser um gatilho para a inflamação. Em combinação com outros compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, isto pode potencialmente ajudar as pessoas que sofrem de muitas condições associadas à inflamação, incluindo artrite, dores de cabeça, dores musculares,doenças articulares, hemorróidas e hipersensibilidade a alergénios.

Pode proporcionar alívio da dor

As qualidades analgésicas do chá de alecrim são bem conhecidas e resultam em grande parte do salicilato, que é um composto semelhante à aspirina. Quer esteja a recuperar de uma doença, cirurgia ou ferimento, ou com dores crónicas, este chá pode ajudar a aliviar algumas das suas dores. Embora não tenhamos um estudo sobre a eficácia do chá de alecrim no tratamento da dor, era tradicionalmente utilizado para este fim.um estudo realizado em animais demonstrou que o extrato de óleo de alecrim pode ajudar a aliviar a dor sem quaisquer efeitos secundários.

Pode ajudar nos cuidados do cabelo

Muitas pessoas podem utilizar o chá de alecrim para melhorar a saúde do seu cabelo, mas não o bebem! Pode utilizar este chá, bem como o óleo de alecrim, para esfregar o couro cabeludo e o cabelo, ajudando assim a melhorar o teor de nutrientes do cabelo e também a reduzir potencialmente a caspa. As propriedades antibacterianas também podem ajudar a manter as condições da pele afastadas e a proteger contra a queda de cabelo.

Pode ajudar a regular a função hepática

As primeiras investigações mostraram que o alecrim pode ajudar a melhorar a saúde e a função do fígado, devido às suas propriedades de eliminação e redução dos radicais livres, o que pode ajudar a manter o fígado saudável para que possa continuar a eliminar eficazmente as toxinas do corpo.

Pode aliviar a ansiedade

O chá de alecrim pode ter sido tradicionalmente utilizado para acalmar a ansiedade e o stress, ajudando as pessoas a relaxar. Um estudo realizado em animais demonstrou que o ácido cafeico, um dos principais constituintes do alecrim, tem propriedades antidepressivas, podendo também ajudar a aliviar a ansiedade.

Pode ajudar no controlo da diabetes

Os polifenóis do alecrim podem ajudar no tratamento da diabetes de tipo 2. Embora se tenha verificado que as variedades de estufa contêm uma maior quantidade de polifenóis e flavonóides, o alecrim disponível no mercado revelou-se igualmente eficaz como fonte concentrada de compostos bioactivos potentes. Uma revisão de 2017 reuniu diferentes estudos in vitro e in vivo para mostrar como os compostos bioactivosdo extrato de alecrim podem ser uma ferramenta muito eficaz no controlo da diabetes.

No entanto, tenha em mente que o alecrim pode interferir com os níveis de açúcar no sangue e, portanto, pode interagir com qualquer medicação para a diabetes que esteja a tomar. É melhor falar com um médico antes de incluir o chá de alecrim como um meio de gestão da diabetes.

Pode proteger o olho

Beber chá de alecrim pode ajudar a proteger a sua visão dos danos relacionados com a idade. Um estudo descobriu que o ácido carsonico, um dos principais constituintes do alecrim, pode proteger os olhos de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

Efeitos secundários

O alecrim é considerado seguro na dose recomendada, mas pode desencadear reacções alérgicas em algumas pessoas. Tendo em conta os poderosos compostos voláteis da erva, deve procurar o conselho de um nutricionista certificado ou de um ervanário para a tomar regularmente. É melhor começar com uma chávena de chá para verificar a sua reação. Se não houver efeitos secundários, pode tomar uma chávena adicional por dia.O Penn State Hershey Medical Center enumera os efeitos secundários do chá de alecrim:

  • Dermatite de contacto: A reação alérgica ao alecrim pode provocar espasmos de vómito e, em alguns casos, até coma ou edema.
  • A gravidez: Alguns dos compostos encontrados no chá de alecrim podem estimular a menstruação, o que é perigoso durante a gravidez, especialmente nos dois primeiros trimestres. As mães que amamentam também devem evitar este chá, pois pode diminuir o fornecimento de leite.
  • Convulsões: Alguns dos ingredientes activos do chá de alecrim podem exacerbar os factores que causam as convulsões.
  • Problemas gástricos: Alguns dos efeitos secundários mais comuns do consumo de chá de alecrim podem incluir náuseas, vómitos, inflamação do intestino e hemorróidas, que normalmente só são visíveis quando são consumidas grandes quantidades de alecrim e não a quantidade relativamente pequena utilizada na preparação deste chá.
  • Alergia à aspirina: Uma das substâncias químicas presentes no chá de alecrim, o salicilato, é muito semelhante à aspirina e, se for alérgico à aspirina, o seu corpo pode reagir de forma semelhante.
  • Hemorragia: A natureza anticoagulante deste chá de ervas pode piorar a sua condição se tiver um distúrbio hemorrágico.
  • Doença de Crohn: As pessoas com doença de Crohn, úlcera ou tensão arterial elevada devem evitar o alecrim.
  • Interação medicamentosa: Pode interagir com certos medicamentos, incluindo anticoagulantes, inibidores da ECA, diuréticos e medicamentos para a diabetes. Se estiver a tomar algum destes medicamentos, é melhor falar com o seu médico antes de incluir o chá de alecrim no seu regime diário.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.