Índice
A utilização de óxido de zinco é comum para as pessoas que sofrem de determinados problemas de pele, mas existem muitos outros potenciais benefícios para a saúde que deve conhecer.
O que é o óxido de zinco?
O óxido de zinco é derivado do zinco, que é um elemento metálico básico, e é criado através do aquecimento do zinco e da sua combinação com moléculas de oxigénio. Embora este composto seja habitualmente utilizado em aplicações industriais e na produção de determinadas substâncias, também pode ter determinados impactos na saúde humana, particularmente quando se apresenta sob a forma de pomada.
O óxido de zinco é considerado seguro e apresenta-se sob a forma de um pó branco muito fino que pode ser aplicado na pele ou misturado com outros óleos veiculares para utilização tópica. Este composto consegue assentar na superfície da pele, em vez de ser totalmente absorvido por ela, formando uma barreira protetora da qual o maior órgão do seu corpo pode beneficiar. Não é seguro ingerir óxido de zinco e destina-se apenas auso tópico.
Benefícios do óxido de zinco
Os benefícios mais impressionantes do óxido de zinco incluem a sua capacidade de proteger a pele das queimaduras solares, ajuda a tratar o acne, previne certas infecções e retarda o processo de envelhecimento, entre outros.
Alimentos ricos em zinco Crédito da foto: Shutterstock
Proteger contra queimaduras solares
A razão pela qual o óxido de zinco é tão comum nos protectores solares é o facto de ser um dos melhores repelentes da luz solar e da radiação UV. Enquanto que as estrias brancas de zinco costumavam ficar na pele, protegendo a partir da superfície, os recentes desenvolvimentos no tamanho das partículas ajudam este composto a absorver muito mais eficazmente e podem desviar muita da radiação que queima a pele.
Erupções cutâneas e irritação
A capacidade anti-inflamatória deste composto torna-o um remédio caseiro ideal para qualquer tipo de irritação ou erupção cutânea. Quer sofra de psoríase, eczema, rosácea ou acne, a utilização de pós e pomadas de óxido de zinco pode proporcionar um alívio rápido.
Infecções bacterianas
A pele é o maior órgão do corpo e está sob constante ataque de agentes patogénicos e outras partículas estranhas indesejáveis. Felizmente, estas infecções bacterianas podem ser defendidas, uma vez que o óxido de zinco é conhecido por proteger a integridade imunitária da pele.
Poderes de cura
O processo de cicatrização assume muitas formas diferentes, mas um dos aspectos mais importantes é a formação de colagénio, que é necessário para a produção de novos tecidos. Estudos demonstraram que o óxido de zinco é capaz de estimular a formação de colagénio, o que pode acelerar o processo de cicatrização, ao mesmo tempo que defende contra a infeção no local da ferida.
Propriedades anti-envelhecimento
Este composto tem também algumas propriedades antioxidantes, o que lhe permite ajudar a abrandar o processo de stress oxidativo na pele, o que se traduz na redução do aparecimento de rugas, manchas e nódoas da idade, e até num aumento da elasticidade da pele, mantendo-a com um aspeto mais jovem durante mais tempo!
Utilizações
Este composto benéfico pode ser utilizado de várias formas, incluindo as seguintes:
- Protectores solares
- Pós
- Cremes
- Hidratantes
As propriedades anti-inflamatórias tornam-no muito versátil e também suave para a maioria das peles. É mesmo recomendado como um remédio caseiro para assaduras e é apropriado até para a pele sensível do seu bebé. As pomadas de óxido de zinco são a forma mais amplamente disponível deste composto, embora também seja um ingrediente em muitos produtos cosméticos e protectores solares.
Efeitos secundários
Os efeitos secundários da utilização do óxido de zinco são muito reduzidos, embora sejam possíveis algumas reacções alérgicas, que podem manifestar-se da seguinte forma
- Comichão
- Vermelhidão
- Inflamação, erupções cutâneas, inchaço
- Formigueiros
Além disso, com o desenvolvimento de novas nanopartículas de óxido de zinco, o organismo pode absorver uma maior quantidade deste composto, o que pode ser perigoso se uma quantidade excessiva atingir a corrente sanguínea. Por este motivo, utilize apenas as quantidades recomendadas deste composto.