Factos Nutricionais & Benefícios para a saúde do Salak (fruto da cobra)

  • Compartilhar Isso
Josie Hughes

Para muitas pessoas, comer algo chamado fruto da cobra pode não parecer apelativo, mas o salak é um fruto muito popular em algumas partes do mundo. Com a sua crescente popularidade e disponibilidade em todo o mundo, é importante compreender a composição nutricional da salada, bem como alguns dos seus potenciais benefícios para a saúde e formas adequadas de comer este fruto único.

O que é Salak?

Salak é, na verdade, o nome de um tipo de palmeira nativa de áreas da Indonésia e de partes do Pacífico Sul. Estas árvores são cultivadas pelos seus frutos, que se encontram agrupados perto da base da árvore e têm um exterior vermelho e escamoso único, o que lhe valeu a alcunha de fruto de cobra. Estes frutos têm apenas o tamanho de figos e podem assemelhar-se a um dente de alho grande quando descascados.

A sua textura exterior rugosa pode ser descascada apertando uma das extremidades e no seu interior existem três lóbulos, dois ou três dos quais contêm sementes grandes. O sabor é ligeiramente ácido e a textura é semelhante à das maçãs. Existem três cultivares principais de salak no mercado, sendo o gula pasir o mais caro e procurado. O salak também pode ser transformado em bebidas alcoólicas de qualidade semelhante às bebidas à base de uvavinho.

Cada fruto contém uma semente não comestível, mas a polpa que a envolve é consumida pelo seu sabor doce e muitas vezes adstringente. Este sabor invulgar faz do salak um ingrediente popular em muitos tipos diferentes de pratos culturais no Pacífico Sul e nas áreas vizinhas. Existem mais de 30 cultivares deste fruto, mas a maioria tem um perfil nutricional semelhante, embora com um sabor e nível ligeiramente diferentesde adstringência.

O fruto da serpente é semelhante em tamanho e forma a um figo, com um corpo bulboso que se afunila até um ponto numa das extremidades. Crédito da fotografia: Shutterstock

Salak Informação nutricional

O salak não é apenas um excelente fruto para incluir na sua alimentação pelo seu sabor, mas também pelo seu teor de nutrientes, que inclui elevados níveis de fibra alimentar, proteínas, açúcares, potássio, ferro, cálcio, fósforo, vitamina C e vitamina A, bem como vários antioxidantes e ingredientes activos. Há apenas 82 calorias numa porção de 100 gramas de salak, compostas principalmente por hidratos de carbono, 4% de gorduras e 1% deIsto significa também que tem um impacto reduzido no seu consumo calórico global.

Benefícios do salak para a saúde

Os benefícios mais importantes do salak para a saúde incluem a sua capacidade de melhorar a saúde da visão, reforçar a cognição, otimizar a digestão, aumentar a energia, ajudar nos esforços de perda de peso e regular os níveis de açúcar no sangue para os doentes diabéticos.

Melhora a memória

Graças aos minerais e aos ingredientes activos deste fruto, como o potássio, o beta-caroteno e a pectina, este fruto é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode impulsionar a cognição e melhorar o seu poder de memória. Uma das alcunhas do salak é "Fruto da Memória". Também ajuda a eliminar o stress oxidativo e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

Aumenta a energia

Estudos revelaram que o salak é capaz de aumentar a resistência e estimular o metabolismo, o que pode proporcionar um sólido impulso aos seus níveis de energia. Os hidratos de carbono encontrados neste fruto também são bons para manter os níveis de energia ao longo do dia.

Perda de peso

O salak contém um elevado teor de fibras alimentares, o que é ideal para aumentar a sensação de saciedade e evitar petiscos desnecessários e excessos, melhorando também a eficiência digestiva e eliminando os sintomas de obstipação, inchaço e cólicas.

Melhora a saúde do coração

O potássio encontrado no salak ajuda a baixar a tensão arterial, uma vez que o potássio é um vasodilatador, o que significa que pode reduzir a tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias, o que diminui a tensão geral no sistema cardiovascular.

Protege a visão

O beta-caroteno é um dos antioxidantes encontrados no salak, que tem uma ligação direta com a saúde da visão. Ter beta-caroteno suficiente na sua dieta pode reduzir o risco de degeneração macular e retardar a progressão das cataratas à medida que envelhece.

Gestão da diabetes

De acordo com um estudo recente efectuado em animais pelo Jornal de Medicina Tropical da Ásia-Pacífico O vinagre preparado a partir do fruto da cobra com um elevado teor de polifenóis tem um efeito significativo no perfil lipídico dos indivíduos diabéticos tratados. Além disso, observou-se que os níveis de glicose no sangue também diminuíram.

Alivia a azia

O salak também é tradicionalmente utilizado para a azia em muitas das populações nativas da Ásia que o consideram uma parte importante da sua dieta há centenas de anos.

Como comer Salak (fruto da cobra)

Comer este fruto pode ser uma tarefa assustadora, dada a sua aparência e textura, mas preparar e comer salak é mais fácil do que se poderia esperar. Com uma consistência textural semelhante à das maçãs, este fruto não só é gratificante de preparar como é delicioso de comer!

  • Passo 1 - Com um salak fresco, pressione o dedo através da parte exterior rugosa, como se fosse uma laranja, e comece a descascar a pele fina.
  • Passo 2 - Quando a casca estiver completamente removida, é necessário retirar as sementes não comestíveis que se encontram dentro de cada lóbulo do salak.
  • Passo 3 - Pode comê-lo cru ou utilizá-lo numa variedade de receitas, incluindo em bolos de fruta, como sobremesa frita ou misturado com outros frutos exóticos e tropicais.

Josie Hughes é uma apaixonada por comida e entusiasta da culinária que compartilha seu amor por todas as coisas deliciosas em seu blog, Blog about Food. Com experiência em desenvolvimento de receitas e estilo de comida, Josie aprimorou suas habilidades na criação de pratos de dar água na boca que não são apenas visualmente atraentes, mas também repletos de sabores. Seu blog é um reflexo de seu paladar aventureiro e de sua busca incessante por receitas únicas e inovadoras que deliciam as papilas gustativas. Seja preparando sobremesas indulgentes, experimentando diversas culinárias ou explorando opções de alimentação saudável, Josie incorpora um verdadeiro espírito gastronômico que ressoa em seus leitores. Através do seu estilo de escrita envolvente e da deslumbrante fotografia de comida, ela convida o seu público para uma viagem culinária, incentivando-os a expandir os seus horizontes culinários e a abraçar a alegria de cozinhar e comer. O blog de Josie é um recurso obrigatório para entusiastas da culinária que buscam inspiração, dicas e receitas de dar água na boca que, sem dúvida, os deixarão com vontade de comer mais.